Eletromagnetismo

Páginas: 20 (4914 palavras) Publicado: 27 de junho de 2014
ÍNDICE

INTRODUÇÃO 2
1 . ELETROMAGNETISMO – DEFINIÇÃO GERAL 3
2 . HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO 4
3 . TEORIAS DO ELETROMAGNETISMO 5
4 . CÁLCULO DO CAMPO MAGNÉTICO EM UM PONTO 7
1ª LEI ELEMENTAR DE LAPLACE 7
5 . OS 3 FENÔMENOS ELETROMAGNÉTICOS 8
6 . APLICAÇÕES DO ELETROMAGNETISMO 9
• PRINCÍPIO DOS GALVANÔMETROS DE IMÃ MÓVEL 10
1º) GALVANÔMETRO DE IMÃ MÓVEL  10
2º) GALVANÔMETRODAS TANGENTES, OU BÚSSOLA DAS TANGENTES  11
• ELETROÍMÃ 13
• DISJUNTOR 14
• RELÉ 15
• CAMPAINHA 16
• TELÉGRAFO 17
• FONTE 18
7 . CORRENTES ELÉTRICAS - CONCEITOS 19
8 . TIPOS DE CORRENTES ELÉTRICAS 19
CORRENTE CONTÍNUA 19
CORRENTE ALTERNADA 20
9 . SENTIDO DA CORRENTE 20
CONCLUSÃO 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22







INTRODUÇÃO
No estudo da Física, oeletromagnetismo é o nome da teoria unificada desenvolvida por James Maxwell para explicar a relação entre a eletricidade e o magnetismo. Esta teoria baseia-se no conceito de campo eletromagnético.

O campo magnético é resultado do movimento de cargas elétricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. O campo magnético pode resultar em uma força eletromagnética quando associada a ímãs.

A variaçãodo fluxo magnético resulta em um campo elétrico (fenômeno conhecido por indução eletromagnética, mecanismo utilizado em geradores elétricos, motores e transformadores de tensão). Semelhantemente, a variação de um campo elétrico gera um campo magnético.

Devido a essa interdependência entre campo elétrico e campo magnético, faz sentido falar em uma única entidade chamada campo eletromagnético.

Aose estudarem situações onde as partículas eletricamente carregadas deixam de estar em equilíbrio eletrostático passamos à situação onde há deslocamento destas cargas para uma determinada direção e em um sentido, este deslocamento é o que chamamos corrente elétrica.
Estas correntes elétricas são responsáveis pela eletricidade considerada utilizável por nós.

Vejamos detalhadamente os camposabrangentes no eletromagnetismo e as correntes elétricas.












1 . ELETROMAGNETISMO – DEFINIÇÃO GERAL
O Eletromagnetismo é o nome que se dá ao conjunto de teorias que Maxwell, apoiado em outras descobertas, desenvolveu e unificou para explicar a relação existente entre a eletricidade e o magnetismo.
Para produzir energia elétrica é necessário o consumo de uma forma de energiaqualquer. Na época de Faraday, somente a energia química, obtida das pilhas e baterias, era transformada em energia elétrica. No entanto, a geração de energia elétrica para alimentar as grandes indústrias, por exemplo, através desse método não era adequado. No ano de 1831, Faraday descobriu o fenômeno da indução eletromagnética, o qual revolucionou o estudo do eletromagnetismo. Graças a essadescoberta, foi possível construir aparelhos que funcionam através da indução eletromagnética e que transformam energia mecânica em energia elétrica, como o dínamo, por exemplo.

O estudo da eletrodinâmica é focalizado nas cargas elétricas e os efeitos que ela produz nos condutores como, por exemplo, o aquecimento do filamento de uma lâmpada quando percorrida por uma corrente de intensidade i. No estudodo eletromagnetismo é possível ver que a corrente elétrica, além de produzir efeitos no próprio fio, afeta também o espaço ao redor dele, ou seja, a corrente elétrica faz surgir um campo magnético ao redor do fio condutor de eletricidade.

O assunto do eletromagnetismo é muito vasto, e seu estudo possibilita o entendimento de uma variedade de instrumentos e coisas que fazem parte do nossocotidiano como, por exemplo, o funcionamento da campainha elétrica, os motores elétricos, o funcionamento dos galvanômetros analógicos, o funcionamento das usinas hidroelétricas, os transformadores de tensão, os cartões magnéticos, os aceleradores de partículas, entre muitos outros. Na área da medicina moderna, o eletromagnetismo está aplicado nos diagnósticos por imagem, os quais são feitos através...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletromagnetismo
  • Eletromagnetismo
  • eletromagnetismo
  • Eletromagnetismo
  • Eletromagnetismo
  • Eletromagnetismo
  • Eletromagnetismo
  • Eletromagnetismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!