Eletrolise

Páginas: 4 (895 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
1. INTRODUÇÃO

A palavra eletrólise é originária dos radicais eletro (eletricidade) e lisis (decomposição), ou seja, decomposição por eletricidade, podendo ainda ser chamada literalmente deeletrodecomposição.

As primeiras experiências envolvendo eletrólise foram iniciadas pelo químico inglês

Humphry Davy, que em 1778 obteve o elemento químico potássio passando uma corrente elétricaatraves do carbonato de potássio (potassa) fundido.

Em 1808, através de sugestões dadas por Jöns Jacob Berzelius, Davy efetuou melhorias no processo, e conseguiu isolar outros elementos a partir dosseus óxidos como o magnésio e o bário.

Ao longos dos anos esta técnica se desenvolveu substancialmente, possibilitando a sua aplicação industrial na produção de diversos metais, seja por redução ouoxidação dos mesmos a partir dos estados naturalmente encontrados.

Dessa forma, a eletrólise possui muitas aplicações na indústria química, na produção de metais, como sódio, magnésio, potássio,alumínio e etc. Também na produção de não metais como cloro e o flúor e ainda substâncias como o hidróxido de sódio (soda cáustica) e peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e a deposição de finaspelículas de metais sobre peças metálicas ou plásticas, técnica conhecida como galvanização.

As aplicações mais comuns da eletrólise são a deposição de cromo (cromagem), níquel (niquelagem), prata(prateação), ouro (dourar), usados em grades, calotas de carros, emblemas, peças de geladeira, joias, aparelhos de som. É utilizada também na purificação ou refino eletrolítico de muitos metais, como cobre echumbo. Em processos de anodização, que nada mais é do que uma oxidação forçada da superfície de um metal para que seja mais resistente à corrosão, geralmente este último processo é realizado emalumínio. A eletrólise dos sais fundidos e de soluções de sais fundidos, para a preparação de metais ativos, como o sódio e o alumínio, é processo industrial muito importante, podendo ser classificados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ELETRÓLISE
  • Eletrólise
  • eletrólise
  • Eletrólise
  • eletrolise
  • eletrolise
  • Eletrólise
  • Eletrolise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!