eletrolise

Páginas: 12 (2997 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2014
A propriedade mais importante do vidro é a sua transparência, que é confirmada pela elevada transmitância na gama do visível. Na verdade, o vidro float apresenta valores de transmitância elevados até à radiação infravermelha média, tendo uma transmitância praticamente nula para a radiação infravermelha longa (λ > 5000 nm), que é nada mais que calor. Desta forma, em termos ambientais, o vidropermite a passagem de luz visível, o que atmosfericamente permite o aquecimento do espaço interior que o vidro protege, mas impossibilita a transferência desse mesmo calor para o exterior, dando origem ao principal problema ambiental associado ao vidro: o efeito de estufa. Além da sua transparência, o vidro é habitualmente fabricado em superfícies muito lisas e impermeáveis.
As restantespropriedades físicas do vidro encontram-se sintetizadas na Tabela 1. Comparando algumas das suas características com outros materiais comuns na construção, verifica-se que o vidro tem um peso específico aproximadamente igual ao do concreto armado, mas com uma rigidez mais elevada, ainda que, para ambas as propriedades apresente valores inferiores ao aço.



Mecanicamente, o vidro é um material comcomportamento elástico quase perfeito, isotrópico e com rotura frágil, que não apresenta qualquer tipo de aviso nem possibilita redistribuição de esforços através de deformações plásticas.


Em termos resistentes, o vidro apresenta um comportamento não convencional. Teoricamente, se tiver em conta as forças desenvolvidas ao nível molecular, o vidro pode atingir uma tensão de rotura à tração até 32GPa. No entanto, trata-se de um valor que é muito mais elevado do que o alcançado pelo material fabricado, acabando por não ter utilidade prática ou estrutural. Esta diminuição deve-se, principalmente, à existência de defeitos ao nível da superfície que, por sua vez, estão relacionados com limitações existentes ao nível do processo de fabrico. Além de ser impossível obter elementos de vidro semdefeitos, também não é possível prever a posição, extensão ou quantidade desses mesmos defeitos, o que torna o valor da resistência à tração difícil de prever.
Vários estudos debruçaram-se sobre este tema, comprovando que só em raros casos é possível descrever o valor da tensão resistente à tração do vidro segundo uma distribuição normal ou segundo uma distribuição de Weibull. Os resultadosdemonstram que a resistência à tração do vidro apresenta uma grande dispersão e muito baixa repetitividade . Apesar disso, é consensual que o principal fator para esta ocorrência é o estado da superfície do vidro, que apresenta sempre pequenas fendas, defeitos, praticamente invisíveis a olho nu, e sem qualquer tipo de posicionamento conhecido. Além disso, fatores como a dimensão do elemento1 ou ahistória do carregamento2 (intensidade e duração) aumentam ainda mais a imprevisibilidade do problema, já que participam ativamente no desenvolvimento desses defeitos. Em suma, o importante a reter é que o desenvolvimento dos pequenos defeitos é extremamente variável e função de vários parâmetros.
Não se considera do âmbito desta matéria aprofundar o estudo do desenvolvimento de defeitos no vidro,que, por si só, seria tema de uma dissertação completa, mas resumem-se os seguintes fatores que influem no estado da superfície e, consequentemente, na tensão resistente do vidro:

• Estado da superfície;
• Dimensão do elemento;
• História do carregamento;
• Tensões residuais;
• Condições ambientais.

Em termos globais, a resistência à tração do vidro será tanto menor quanto maior atensão aplicada, quanto maior o tempo de aplicação da tensão, quanto maior o tamanho do defeito inicial e quanto maior a probabilidade de existência de tal defeito. Compreende-se, então, que a quebra do vidro é originada por uma combinação de estado de tensão e de estado e número de defeitos. Desta forma, a abordagem moderna do cálculo da tensão de rotura tem-se dedicado não ao cálculo de uma tensão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ELETRÓLISE
  • Eletrólise
  • eletrólise
  • Eletrolise
  • Eletrólise
  • eletrolise
  • Eletrólise
  • Eletrolise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!