eletroestatica

Páginas: 6 (1269 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
C.T.I – Colégio Tia Ivone






Eletrostática
















Cidade Ocidental- Go
Março de 2014
Nome : Luiza Gabriela Braga de Lima
Professor : Marcelo Gadelha
Serie : 3° ano
Fisica
1° BimestreEletrostática













Cidade Ocidental- Go
Março de 2014
Sumário


Introdução__________________________________________________4
História da eletrostática _________________________________________5
Principios da eletrostática________________________________________6
Cargas eletricas_______________________________________________6
Eletrização de Corpos ___________________________________________7
Processos de eletrização_________________________________________7
Conclusõesfinais_______________________________________________8
Referencias bibliograficas_________________________________________9
Introdução

Eletrostática é a parte da eletricidade que trata das propriedades associadas à presença de cargas elétricas em repouso.
As cargas eletricas estão presente em tudo ,visto que todo o corpo é constituído por átomos e todo átomo é formado por cargas elétricas.Muitos acontecimentos cotidianos são conseqüência da ação de cargas elétricas


































Eletroestática

Eletrostática é o ramo da eletricidade que estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso, ou que estuda os fenômenos do equilíbrio da eletricidade nos corpos que de alguma forma se tornam carregadosde carga elétrica, ou eletrizados. O estudo científico da eletrostática não é dividido em três partes como muita gente pensa: atrito, contato e indução. O fenômeno eletrostático mais antigo conhecido é o que ocorre com o âmbar amarelo no momento em que recebe o atrito e atrai corpos leves.
Tales de Mileto, no século VI a.C., já conhecia o fenômeno e procurava descrever o efeito da eletrostáticano âmbar. Também os indianos da antiguidade aqueciam certos cristais que atraiam cinzas quentes atribuindo ao fenômeno causas sobrenaturais. O fenômeno porém, permaneceu através dos tempos apenas como curiosidade.
No século XVI, William Gilbert utilizou a palavra "eletricidade", esta derivada da palavra grega elektron que era o nome que os gregos davam ao âmbar. Gilbert reconheceu que apropriedade eletrostática não era restrita ao âmbar amarelo, mas que diversas outras substâncias também o manifestavam, entre estas diversas resinas, vidros, o enxofre, entre outros compostos sólidos. Através do fenômeno da eletrostática nos sólidos, observou-se a propriedade dos materiais isolantes e condutores.
Otto von Guericke inventou o primeiro dispositivo gerador de eletricidade estática. Esse eraconstituído de uma esfera giratória composta de enxofre com o qual foi conseguida a primeira centelha elétrica através de máquinas.
Em 1727, Stephen Gray notou que os condutores elétricos poderiam ser eletrizados desde que estivessem isolados. Charles Du Fay descobriu que existiam dois tipos de eletricidade, a vítrea, e a resinosa, a primeira positiva e a segunda negativa.
Petrus VanMusschenbroek em 1745 descobriu a condensação elétrica ao inventar a garrafa de Leyden, o primeiro capacitor, que permitiu aumentar os efeitos das centelhas elétricas. Garrafas de Leyden são usadas até os dias de hoje em Máquinas Eletrostáticas como a Máquina de Wimshurst.
Benjamin Franklin, com sua experiência sobre as descargas atmosféricas, demonstrou o poder das pontas inventando o pára-raios, porém...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletroestática
  • A eletroestática.
  • ELETROESTATICA
  • Eletroestática
  • Eletroestatica
  • Eletroestática
  • Eletroestatica
  • Eletroestatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!