Eletroestática

Páginas: 19 (4575 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
Histórico da Eletricidade
Tales de Mileto, no século VI A.C., observou o efeito âmbar, isto é, a propriedade de atrair corpos leves ao ser atritado. Praticamente na mesma época observou-se também que certas pedras (magnetita – os imãs naturais) atraíam pedaços de ferro. Durante muito tempo julgou-se que estes dois fenômenos eram de mesma natureza, ou seja, acreditou-se que ambos eram devidos auma mesma propriedade dos corpos materiais.

Ainda na Antiguidade, entretanto, percebeu-se uma grande diferença entre estes fenômenos: o âmbar atritado exercia sua atração sobre vários outros corpos, enquanto o imã só atraía pedaços de ferro.

Portanto, estas atrações não deviam ser confundidas entre si, pois correspondiam a fenômenos diferentes.

IDÉIAS INICIAIS SOBRE A ORIGEM DA FORÇAELÉTRICA
Em todas as referências aos fenômenos elétricos feitas pelos filósofos da Antiguidade, encontramos sempre uma tentativa de explicação da origem das forças elétricas. Estas explicações apresentavam as mais diversas formas, sendo algumas teológicas e até mesmo psíquicas. Muitos filósofos atribuíam a atração a uma simpatia entre os corpos que se atraíam e outros acreditavam que os corposatraídos serviam de alimentos para o âmbar. Uma outra explicação das atrações elétricas, muito divulgada na Antiguidade, apresentava um caráter mecânico (material). Os defensores desta hipótese julgavam que o âmbar atritado emitia uma substância invisível, à qual denominavam eflúvio. Esta substância estabeleceria um contato material entre o âmbar e um objeto próximo, provocando sua atração.

Durante aIdade Média, predominou a antiga hipótese de que a atração era devida a uma simpatia entre os corpos. Entretanto, a impossibilidade de explicar vários fenômenos elétricos a partir desta idéia fez com que os cientistas do Renascimento (séculos XV e XVI) voltassem sua atenção para a hipótese material do eflúvio.

Gilbert publica o DE MAGNETE
No século XVI, o médico inglês William Gilbert(1540-1603) desenvolveu um estudo detalhado sobre os fenômenos elétricos e magnéticos publicando em 1600, um extenso tratado denominado De magnete, no qual apresentava os resultados de suas observações. Gilbert conseguia detectar a existência de forças elétricas muito pequenas usando um aparelho que ele inventou e ao qual denominou versorium. Este aparelho consistia em uma seta de madeira suspensa em umsuporte vertical em torno da qual podia girar livremente.

Foi Gilbert quem cunhou o termo “elétrico”, derivando-o de elektron, palavra grega que designa âmbar.

Como o versorium era um aparelho muito sensível, Gilbert conseguiu verificar que um grande número de substâncias atritadas adquiria aquela propriedade, e não apenas o âmbar, como se acreditava até então. Ele descreveu estadescoberta no De magnete da seguinte maneira:
“Pois não é apenas o âmbar, como eles supõem, que atrai pequenos corpos, mas também o diamante, a safira, a opala, a ametista, o cristal etc. Estas substâncias atraem todas as coisas, não somente penas e limalhas, mas todos os metais, madeira, pedra, terra e também a água e o azeite e tudo o que está sujeito a nossos sentidos e é sólido...”

Para explicar aatração exercida por todas aquelas substâncias, Gilbert adotou a hipótese do eflúvio, rejeitando veementemente a idéia da simpatia entre os corpos que se atraíam.

De acordo com sua interpretação, quando esses corpos eram atritados, ocorria a passagem de um fluido elétrico de um corpo para o outro. Assim, o corpo que ganha fluido pode ser chamado de eletrizado.

Apesar do grande número decuidadosas experiências realizadas por Gilbert, ele não chegou a observar a existência da repulsão entre dois corpos eletrizados. Como sabemos, quando um corpo leve é atraído por um objeto atritado, após tocar este objeto o corpo é repelido por ele. Este fenômeno só foi observado, pela primeira vez, alguns anos após a morte de Gilbert, pelo jesuíta italiano Nicolo Cabeo. Em virtude desta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletroestática
  • A eletroestática.
  • ELETROESTATICA
  • Eletroestática
  • Eletroestatica
  • Eletroestática
  • Eletroestatica
  • Eletroestatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!