eletrocardiograma

Páginas: 4 (972 palavras) Publicado: 11 de fevereiro de 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE, CIENCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ UNINOVAFAPI
CURSO: FISIOTERAPIA 03º PERÍODO
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA
PROF.ª: MARIA DO CARMO C. MARTINSELETROFISIOLOGIA CARDÍACA















TERESINA-PI
2014



INTRODUÇÃO

O desempenho adequado do coração, que é formada por duas bombas distintas o coraçãodireito, que bombeia sangue pelos pulmões e o coração esquerdo, que bombeia sangue pelos órgãos periféricos, exige perfeita sincronia entre o período em que o músculo está relaxado, ocasionando assim oenchimento das câmaras que são formadas por um átrio e um ventrículo, e o período de contração, imprimindo pressão e velocidade ao sangue, garantindo a circulação sanguínea. A sincronia dessacontração é resultado da geração e propagação de potencias elétrico ao longo do sincício elétrico miocárdico. O Eletrocardiograma constitui o exame padrão para se avaliar a geração e a propagação dessaatividade elétrica. (GUYTON, 2006)
Observando a importância deste sistema para o organismo humano e as principais repercussões fisiológicas e patológicas que acontecem, o objetivo da prática é compreender aeletroestimulação cardíaca com seus focos básicos e derivações, possibilitando maiores recursos de avaliação da prática clínica.





METODOLOGIA
Inicialmente, com o indivíduo em decúbitodorsal realizou-se a assepsia do local a ser utilizado para fixação dos eletrodos, que são as faces anteriores dos punhos, regiões superiores aos maléolos das pernas e região pré-cordial. Após colocou-seas placas motoras nas regiões específicas:
RL - rigth leg (perna direita, PD); LL - left leg (perna esquerda, PE);
RA - rigth arm (braço direito, BD); LA - left arm (braço esquerdo, BE)
C -"precórdio" (de V1 a V6).
Foi registrado o ECG nas derivações clássicas do plano frontal: bipolares ipolares, derivações 1(D1), derivação 2(D2) e derivação 3(D3); unipolares, aVR (derivação aumentada do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletrocardiograma
  • Eletrocardiograma
  • Eletrocardiograma
  • eletrocardiograma
  • eletrocardiograma
  • Eletrocardiograma
  • eletrocardiograma
  • Eletrocardiograma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!