eletrocardiograma

Páginas: 11 (2613 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013
ntrodução

Willen Einthoven, em 1902, idealizou um aparelho para registrar as correntes elétricas que se originavam no coração. Surgia o eletrocardiógrafo e o eletrocardiograma. Nestes mais de cem anos, tanto os aparelhos quanto a própria metodologia de interpretação se modernizaram. Surgiram novas aplicações, fazendo com que o eletrocardiograma continue sendo um exame de extrema importância. Éde fácil manuseio, reprodutível e de baixo custo operacional. O estudo minucioso e a análise metódica das ondas, dos intervalos e dos segmentos formam a base para a interpretação do eletrocardiograma normal, das patologias cardiocirculatórias e de condições extracardíacas que modifiquem o traçado.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia, em comemoração a estes cem anos do eletrocardiograma(ECG), realizou a Diretriz de Interpretação do Eletrocardiograma de Repouso1, sistematizando a interpretação do eletrocardiograma normal e das diversas alterações cardíacas e não-cardíacas. Os dados aqui citados seguem as normas da referida diretriz.

Ativação elétrica do coração

A análise dedutiva é a base fundamental na interpretação do ECG e requer o conhecimento do significado do processo deativação do coração2.

Ativação ou despolarização cardíaca, em condições normais, tem origem no nódulo sinusal (nódulo de Keith-Flack), região do marca-passo cardíaco, localizado no átrio direito, sendo esta a primeira área do coração a se despolarizar. O estímulo alcança, em seqüência, o átrio esquerdo, o nódulo atrioventricular (nódulo de Aschoff-Tawara), o feixe de His e seus ramos (esquerdo edireito), a rede de Purkinje, os ventrículos e, por fim, se extingue.

Durante a atividade cardíaca desencadeada pelo processo de ativação do coração, fenômenos elétricos são originados na despolarização e repolarização, podendo ser registrados pelo eletrocardiógrafo3.

Ativação atrial inicia-se no átrio direito (AD) e se estende ao átrio esquerdo (AE), sendo representados por dois vetores doAD que se orientam para baixo e um pouco para frente, e do AE que se orientam para trás e mais para esquerda. O vetor resultante final, que determina o eixo elétrico, orienta-se para a esquerda, para baixo em paralelo ao plano frontal (Figura 1). A deflexão resultante é denominada ONDA P.

Ativação do nódulo atrioventricular e do feixe de His não produz ondas registráveis no ECG convencional.Ativação ventricular é representada por quatro vetores cardíacos (Figura 2): vetores 1 e 2 correspondem às despolarizações das regiões do septo interventricular; vetores 3 e 4 correspondem às despolarizações das paredes dos ventrículos com amplo predomínio vetorial do ventrículo esquerdo. O vetor resultante final, que determina o eixo elétrico, orienta-se para a esquerda e algo para trás.

Adeflexão resultante é denominada COMPLEXO QRS.

A repolarização ventricular inicia-se ao fim da ativação ventricular. Inicialmente as correntes elétricas desenvolvidas não são intensas e não causam deflexão, sendo inscrita uma linha isoelétrica. A seguir surgem potenciais mais intensos que determinam a inscrição da deflexão resultante, denominada ONDA T.

A repolarização atrial (ONDA Ta) não éidentificada no ECG normal.

Registro do Eletrocardiograma

O eletrocardiograma constitui-se basicamente em doze derivações de registro, seis do plano elétrico frontal: as derivações periféricas D1, D2, D3 (bipolares ou standards), aVR, aVL e aVF (unipolares), e seis do plano elétrico horizontal: as derivações precordiais V1 a V6 (unipolares).

Existe uma correlação entre a regiãoventricular esquerda estudada e as derivações:

Região lateral alta: D1-aVL,

Região inferior: D2-D3-aVF,

Região anterior extensa: V1 a V6, D1-aVL,

Região ântero-septal: V1 a V4,

Região ântero-lateral: V4 a V6, D1- aVL.

Em situações especiais podem-se acrescentar mais derivações, as cardíacas direitas que exploram o VD, V3R a V6R, e as cardíacas posteriores que exploram a parede posterior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletrocardiograma
  • eletrocardiograma
  • Eletrocardiograma
  • Eletrocardiograma
  • eletrocardiograma
  • Eletrocardiograma
  • eletrocardiograma
  • Eletrocardiograma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!