Eletrobioenergia

688 palavras 3 páginas
Vitaminas no Ar

Atualmente o que fazemos para melhorar a qualidade de vida, parece paradoxal que poucos estejam preocupados com a qualidade do ar ambiente. Respiramos todos os dias cerca de 26.000 vezes (média de 18 respiração/min) e “absorvemos” até 10.000 litros de ar, o que representa 15 Kg/dia deste ingrediente fundamental para a nossa existência. Entretanto parece que estamos mais preocupados com os 3 Kg de comida e bebida que ingerimos diariamente do que o ar que respiramos . Não podemos nos esquecer que o ar é o principal alimento do ser humano e a qualidade da atmosfera que nos envolve influencia diretamente no bem estar do o nosso organismo. Os perigos dos principais agentes poluidores atmosféricos tem sido amplamente demonstrados e denunciados. Porém existe uma outra poluição, muito menos conhecida, porém não menos importante: a poluição elétrica do ar causada pela concentração muito elevadas de íons positivos.
Simplificadamente podemos dizer que o ar contém íons com polaridades elétricas opostas: íons positivos, quando em excesso se tornam nocivos , já os íons negativos (íons de oxigênio) são benéficos ao nosso organismo, apelidados de “vitaminas do ar”. O equilíbrio desses íons no ar que respiramos influi de maneira determinante na nossa saúde em geral e na nossa vitalidade em particular. De fato, o oxigênio assegura as funções vitais básicas mas ele só passa dos pulmões para o sangue em presença de íons negativos.
As más condições da vida moderna provocam o rompimento do equilíbrio iônico e nos privam de muitos desses íons negativos benéficos para a nossa oxigenação e a nossa saúde. Essa carência de íons negativos é uma das causas principais das “doenças da civilização” (cansaço, nervosismo, dores de cabeça, stress e depressão…)
Fatores que influenciam na concentração de íons negativos no ar ( Benefício )
O ar é ionizado naturalmente de maneira contínua. Os íons negativos se formam sob influência de causas

Relacionados