ELETRO I

Páginas: 14 (3485 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC



ALINE FELTEZ
CARLISE BRUN
CLAUDIA DOS SANTOS
JULIANA PAINI
JHENIFFER SEVERICO
MEYLELI GLANGENBERG





ELETORFORESE DE PROTEINAS




SÃO MIGUEL DO OESTE
2015


ALINE FELTEZ
CARLISE BRUN
CLAUDIA DOS SANTOS
JULIANA PAINI
JHENIFFER SEVERICO
MEYLELI KLANGEBERG



ELETROFORESE DE PROTEINAS



Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado aoCurso de Farmácia, Área de Ciências da Saúde, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, como requisito para parcial obtenção do título de Bacharel em Farmácia.




SÃO MIGUEL DO OESTE
2015

SUMÁRIO



























INTRODUÇÃO
O plasma contém mais de 500 tipos de proteínas identificáveis. A eletroforese de proteínas é um método laboratorial simples para separar as proteínaspresentes no plasma humano em frações, de acordo com suas respectivas cargas elétricas. Então, a eletroforese é onde ocorre a migração de partículas ou solutos com cargas em meio liquido sob a influência de um campo elétrico.
Ela permite a separação das frações proteicas, permite o diagnostico de varias doenças e a avaliação aproximada de concentrações.
As diversas imunoglobulinas normaispresentes no soro diferem-se pela sua estrutura e carga elétrica. Por esta razão, quando elas são submetidas à eletroforese elas formam uma zona de base larga, difusa, simétrica e sem deformações visíveis na sua forma.
O soro contém uma variedade de proteínas diferentes que são separadas pela eletroforese em cinco ou seis frações, essas frações também conhecidas como “zonas”, são chamadas de: albumina,alfa 1, alfa 2, beta (que pode ser separada em beta 1 e beta 2), e gama. As imunoglobulinas policlonais (padrão normal) são encontradas principalmente na região de gama.
As proteínas monoclonais são produzidas por um clone de células plasmáticas e, portanto, todas as moléculas são idênticas e possuem a mesma carga elétrica. É por isso que na eletroforese, uma proteína monoclonal irá migrar comoum pico estreito, que aparece mais frequentemente na região de gama, porém, às vezes, podem estar presentes na beta 1 ou beta 2, ou mesmo na região de alfa 2, embora este último seja muito raro.
Taxas elevadas de proteínas plasmáticas ocorrem em função da hemoconcentração ou do aumento da produção de globulinas, geralmente associado a processos inflamatórios. A hemoconcentração pode serfisiológica, em casos de concentração esplênica e policitemia vera.

Conceitos de Eletroforese
A eletroforese de proteínas é um método laboratorial simples para separar as proteínas presentes no plasma humano em frações, de acordo com suas respectivas cargas elétricas. Trata-se do teste de triagem mais utilizado para investigação de anormalidades proteicas presentes no sangue. É de grande importância nodiagnóstico diferencial de algumas enfermidades, na avaliação da gravidade de alterações clínicas hematológicas e no diagnóstico de processos inflamatórios, gamopatiase disproteinemias. As diversas imunoglobulinas normais presentes no soro diferem-se pela sua estrutura e carga elétrica. Por esta razão, quando elas são submetidas à eletroforese elas formam uma zona de base larga, difusa, simétrica esem deformações visíveis na sua forma.
A interpretação clínica da eletroforese é baseada nas variações das frações e na detecção de paraproteínas (proteína imunologicamente homogênea).
O soro contém uma variedade de proteínas diferentes que são separadas pela eletroforese em cinco ou seis frações (de acordo com o método utilizado pelo laboratório). Essas frações também conhecidas como “zonas” ou“regiões”são chamadas de: albumina, alfa 1, alfa 2, beta (que pode ser separada em beta 1 e beta 2), e gama. As imunoglobulinas policlonais (padrão normal) são encontradas principalmente na região de gama.
As proteínas monoclonais são produzidas por um clone de células plasmáticas e, portanto, todas as moléculas são idênticas e possuem a mesma carga elétrica. É por isso que na eletroforese, uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pim i
  • eletro
  • eletro
  • eletro
  • eletro
  • eletro
  • Eletro
  • Eletro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!