eletro erosão

Páginas: 9 (2200 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Este trabalho tem como objetivo, demonstrar o processo de eletroerosão suas variações e o principio de funcionamento da maquina, suas principais aplicações o assim como ferramentas a que a compõe.
O descrito foi direcionado a simplificar o conteúdo, desvinculado explicações como funcionamento de periféricos, mecanismos e outros já utilizados em diferentes processos e maquinas.
Analisandoverifica-se que este processo de usinagem é aplicado para executar formas complexas e em pequenas quantidades, lembrando que a cuidados ao operar a maquina, exigindo qualificação do operador e somados a outros insumos próprios do processo o torna um processo caro em relação aos demais.
Palavras-chave: Eletroerosão, eletroerosão por penetração, eletroerosão a fio.
INTRODUÇÃO
A eletroerosão baseia-sena destruição de partículas metálicas por meio de descargas elétricas.
Data de meados do século XVIII a descrição de um processo para obtenção de pó metálico mediante descargas elétricas.
Mas este processo só passou a ser utilizado industrialmente há cerca de sessenta anos, para a recuperação de peças com ferramentas quebradas em seu interior (machos, brocas, alargadores).
Durante a SegundaGuerra Mundial, as necessidades de acelerar a produção industrial e a escassez de mão-de-obra impulsionaram a pesquisa de novas tecnologias, visando tornar possível o aumento da produção, com um mínimo de desperdício. Esse esforço marcou o início, entre outras realizações, da era da eletroerosão.
Estudando este trabalho, vamos poder conhecer as aplicações da eletroerosão na indústria, os princípiosdeste processo e ficaremos sabendo como são confeccionados os eletrodos usados nas máquinas de eletroerosão.
DEFINIÇÃO DO PROCESSO
É um processo térmico de fabricação caracterizado pela remoção de material conseqüente a sucessões de descargas elétricas que ocorrem entre um eletrodo e uma peça, através de um líquido dielétrico conhecido pela sigla EDM = Eletrical Discharge Machining
Aeletroerosão é um processo para fabricação de peças isoladas, no máximo para pequenas séries. A peça é submersa em um líquido, onde não existe força de corte, pois não há contato entre a ferramenta e a peça não formando as tensões comuns dos processos convencionais de usinagem.
Para que a eletroerosão ocorra é necessário que os materiais envolvidos sejam bons condutores de eletricidade. Tanto a peça comoos eletrodos estão ligados a uma fonte de corrente contínua por meio de cabos normalmente o eletrodo tem polaridade positiva e a peça, polaridade negativa.
PRINCIPIOS DO PROCESSO DE ELETROEROSÃO APLICAÇÕES
Este é um dos processos não tradicionais de usinagem que vêm ganhando espaço ultimamente. Várias razões explicam esse crescimento.
Pense, por exemplo, nos novos materiais que têm surgido,como os carbonetos metálicos, as superligas e as cerâmicas. Trata-se, geralmente, de materiais muito duros. Você já imaginou a dificuldade que seria usiná-los pelos processos tradicionais?
Imagine também a dificuldade que representaria a usinagem pelos métodos tradicionais de uma peça com formas tão complexas como a mostradas a baixo figura 1.

Figura 1 – Formas complexas produzidas poreletroerosão
Brocas helicoidais são eficientes para produzir furos redondos. Mas que broca produziria um furo irregular como o da peça acima?
Por eletroerosão, o molde dessa peça pode ser produzido em uma só fase de operação.
Além disso, os processos tradicionais de usinagem geram calor e tensões na superfície usinada, produzem enormes cavacos e afetam as características estruturais da peça, portanto,não são adequados para produzir superfícies de alta qualidade, praticamente sem distorções e sem alterações micro estruturais. Já na usinagem por eletroerosão, a peça permanece submersa em um líquido, assim, há rápida dissipação do calor gerado; neste não existe força de corte, pois não há contato entre a ferramenta e a peça, não se formando as tensões comuns dos processos convencionais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erosão
  • eletro
  • eletro
  • eletro
  • eletro
  • eletro
  • Eletro
  • O que é erosão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!