Eletrividade

5238 palavras 21 páginas
ELETRICIDADE - INTRODUÇÃO
Tales de Mileto (≈624aC-≈556aC), na época da Grécia Antiga utilizou a palavra elektron para descrever a força de atração entre de um pedaço de âmbar, uma resina fóssil, quando esfregada com um pedaço de seda e pedaços de palha. Elektron é elétron em português que acabou gerando o vocábulo eletricidade. Curiosamente, elektron é o nome grego da palavra âmbar.
Eletricidade é um fenômeno físico originado pelo acúmulo de cargas elétricas.
No ano de 1800 o físico italiano Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta (1745-1827), desenvolveu meios práticos de gerar um fluxo constante de eletricidade, ou seja, de elétrons. Ele descobriu que dois metais diferentes, cobre e zinco, quando colocados dentro de determinadas soluções químicas, produziam um fluxo constante de energia elétrica. Estava descoberta a Pilha de
Volta. Em sua homenagem, volt passou a ser o nome da unidade de medida de diferença de potencial, que veremos mais à frente.
A partir daí iniciou-se uma nova ciência, que em pouco tempo iria trazer grandes transformações na vida do homem: A eletricidade.
De fato, quando acendemos uma lâmpada, observamos um raio, sintonizamos uma emissora de rádio ou televisão nada mais estamos fazendo do que colocar a energia elétrica ao nosso serviço.
Mas o que seria eletricidade?
De uma forma geral, diz-se que a eletricidade é uma forma de energia, potencial para executar trabalho ou realizar uma ação, podendo ser elétrica, hidráulica, mecânica, térmica etc. Tal afirmativa não é muito esclarecedora, mas não existe um modo simples de explicar a verdadeira extensão do significado da palavra eletricidade.
O que podemos afirmar é que a eletricidade é desprovida de características físicas tais como cor, forma, cheiro e quase não ter peso, mas podendo ser observada por seus efeitos tais como motores girando, lâmpadas acendendo, produção de calor e podendo, em determinadas situações, até matar!

ELETRICIDADE ESTÁTICA
Experimente fazer a seguinte experiência:

Relacionados