Eletricidade Aplicada

Páginas: 9 (2220 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
ATPS
ELETRICIDADE APLICADA
Passo I Diferenças entre corrente alternada e corrente contínua, e quais são os geradores que podem dar esta funcionalidade à corrente elétrica.
Quando se fala em eletricidade, logo vem a questão da corrente alternada e corrente contínua.Corrente elétrica é o fluxo de elétrons em um determinado condutor. O que diferencia a corrente alternada da contínua é justamente o sentido que esse fluxo de elétrons percorre nesse determinado condutor. Se os elétrons se movimentam num único sentido, essa corrente é chamada de contínua. Se elesmudam de direção constantemente, estamos falando de uma corrente alternada. Na prática, a diferença entre elas está na capacidade de transmitir energia para locais distantes. A energia que usamos é produzida por usina e precisa percorrer centenas de quilômetros até chegar à tomada. Quando essa energia é transmitida por uma corrente alternada, ela não perde muita força no trajeto. Já na contínua odesperdício é muito grande. Isso porque a corrente alternada pode, facilmente, ficar com uma voltagem muito mais alta que a contínua, e quanto maior é essa voltagem, mais longe a energia chega sem perder força no trajeto. Mão simples e mão dupla modo como os elétrons se movem determina o tipo de corrente.
Corrente AlternadaA corrente alternada (CA ou AC, em inglês) é aquela que é gerada nas usinas e percorre grandes distâncias até chegar ao seu destino final. A característica dela é que muda de rota 120 vezes por segundo, não tem uma polarização, ou seja, não possui um polo positivo nem negativo definido como ocorre na corrente contínua. Por isso, seu sentidoalterna, e seus polos são chamados de fases, porque cada um deles assume as duas condições (ocorre quando a tensão for 220 v, pois há a presença de duas fases). Essa variação é fundamental, pois os transformadores que existem numa linha de transmissão só funcionam recebendo esse fluxo de elétrons alternado. Ela é usada na transmissão em longa distância porque não ocorrem perdas de energia. A tensãoelétrica é a responsável por "empurrar" a corrente elétrica. Na corrente alternada, pode-se usar uma alta tensão para transmitir com velocidade a corrente elétrica sem perder grande energia, por isso ela é usada pra essa finalidade.
Observe no desenho abaixo como se comporta uma fase em corrente alternada. Note a alternância da característica positiva e negativa.


Representação gráfica dacorrente alternada
Figura I

Cada alternância equivale a um ciclo. Cada ciclo ocorre, dependendo da região do país e do mundo, 50 ou 60 vezes por segundo. Isso é o que chamamos frequência, e é dada em Hertz.
Corrente Continua A corrente contínua (CC ouDC, em inglês) é aquela que possui os dois polos, um positivo e outro negativo. Como possui polos definidos, o sentido dos elétrons se torna definido também, ou seja, partindo do polo positivo para o negativo por convenção, já que na realidade ocorre o contrário. Podemos encontrá-la principalmente em pilhas, baterias e para percorrer circuitos internos de aparelhos elétricos, como um chuveiro,geralmente em tensões baixas. Ela não é usada em transmissões de alta tensão e de grande distância porque como possui um sentido único, exigiria muita força pra "empurrar" os elétrons. Isso ocasionaria grandes perdas de energia. Quando ela se alterna, fica mais "leve" pra "empurrar".
Observe no desenho abaixo como ela se comporta, e note que, nesse caso, não há a grandeza da frequência....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletricidade Aplicada
  • Eletricidade aplicada
  • Eletricidade aplicada
  • Eletricidade Aplicada
  • Eletricidade aplicada
  • Eletricidade aplicada
  • Eletricidade aplicada
  • eletricidade aplicada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!