Eletricidade Aplicada _ Atividade Estruturada 3 (Universidade Estácio de Sá)
ALUNA: CRISLANE
PROFESSOR: JOÃO BATISTA
DICIPLINA: ELETRICIDADE APLICADA
CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA
DATA: 02 de setembro de 2013
1 – FAZER UMA PESQUISA SOBRE MULTÍMETROS DIGITAIS E ANALÓGICOS E DESCREVER AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA UM DELES EM RELAÇÃO AO OUTRO.
Multímetro Digital
Multímetro Analógico
Display de cristal líquido
Ponteiro
Melhor para medir tensões e resistores
Melhor para testar a maioria dos componentes eletrônicos
2 – DESCREVER COMO SE UTILIZA O MULTÍMETRO DIGITAL E QUAIS SÃO OS CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS NAS MEDIDAS DE TENSÃO E NAS MEDIDAS DE RESISTÊNCIA ÔHMICA.
Um multímetro digital oferece a facilidade de mostrar diretamente em seu visor, que chamamos de display de cristal líquido, o valor numérico da grandeza medida, sem termos que ficarmos fazendo multiplicações (como ocorre no analógico).
Um multímetro digital pode ser utilizado para diversos tipos de medidas, agora irei citar três mais comuns:
- tensão elétrica (medida em volts - V);
_ corrente elétrica (medida em Amperes - A)
_ Resistência elétrica (medida em Ohms).
Além destas ele pode ter escalas para outras medidas como: temperatura, frequência, semicondutores, capacitância, ganho de transistores, etc.
Em multímetros digitais o valor da escala já indica o máximo valor a ser medido por ela, independente da grandeza. A seleção entre as escalas pode ser feita através de uma chave rotativa, chaves de pressão, chaves tipo H-H ou o multímetro pode mesmo não ter chave alguma, neste caso falamos que o multímetro digital é um aparelho de auto-range, ou seja, ele seleciona a grandeza e a escala que esta sendo medida automaticamente.
Um coisa muito importante ao usar um multímetro digital é saber selecionar a escala correta para a medição a ser feita.
Para medirmos uma tensão por exemplo, é necessário que conectemos as pontas de prova em paralelo com o ponto a ser medido. Se quisermos medir a tensão aplicada sobre uma