Eletrônica

Páginas: 5 (1132 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 1
2 ELETRÔNICA 2
2.1 COMPONTES ELETRÔNICOS 2
2.2 DISPOSITIVOS 2
3 ELETRÔNICA ANALÓGICA 3
3.1 PRINCÍPIOS DA ELETRÔNICA ANALÓGICA 3
4 DISPOSITIVOS E EQUIPAMENTOS 4
5 ELETRÔNICA DIGITAL 4
6 SINAIS ANALÓGICOS E DIGITAIS 5
6.1 SINAIS ANALÓGICOS 5
6.2 SINAIS DIGITAIS 5
7 CONCLUSÃO 6
8 REFERÊNCIAS 7











1 INTRODUÇÃO
A eletrônica éa ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel fundamental.
Divide-se em analógica e em digital porque suas coordenadas de trabalho optam por obedecer estas duas formas de apresentação dos sinais elétricos a serem tratados.
Numa definição mais abrangente, podemos dizer que a eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitosformados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de representar, armazenar, transmitir ou processar informações além do controle de processos e servo mecanismos. 
2 ELETRÔNICA
2.1 COMPONETES ELETRÔNICOS
Considera-se o primeiro componente eletrônico puro a célula fotovoltaica (1839) seguida pela válvula termoiônica, ou termiônica e alguns diodos à base de Selênio (Se).
Aválvula termiônica, também chamada de válvula eletrônica, é um dispositivo que controla a passagem da corrente elétrica através do vácuo, dentro de um bulbo de vidro, sendo utilizada em larga escala até meados da década de 1960. Aos poucos, foi substituída pelos transístores.
Um transístor é um dispositivo que controla a passagem da corrente elétrica através de materiais semicondutores inteiramentesólidos. Assim, por definição, ambos são componentes eletrônicos que servem para executar trabalhos idênticos, o segundo, porém mais moderno que o primeiro.
A tecnologia de miniaturização desenvolveu os circuitos integrados, os microcircuitos, as memórias eletrônicas, os microprocessadores, além de miniaturizar os capacitores, indutores, resistores, entre outros.
2.2 DISPOSITIVOS
Os dispositivoseletrônicos são combinações onde se usa o circuito básico repetitivamente e seus componentes que, uma vez agrupados de forma organizada formam blocos. Estes interligados formam circuitos eletrônicos mais complexos, e assim sucessivamente fazem funcionar os mais diversos equipamentos eletrônicos.

Imagem 1- Circuito eletrônico

Fonte: Google imagens, 2014.
3 ELETRÔNICA ANALÓGICA
Aeletrônica analógica surgiu com o advento de serem criados novos circuitos de controle que de certa forma trabalham com grandezas físicas variáveis ou não, formas oscilatórias em baixas ou altas frequências e que são utilizados em quase todos os tipos de equipamentos.
3.1 PRINCÍPIOS DA ELETRÔNICA ANALÓGICA
 A eletrônica analógica se baseia na manipulação das tensões e correntes existentes num circuito,formando circuitos capazes de realizar amplificações de sinais, comutação de máquinas e possibilitou a diversificação das telecomunicações que a principio só trabalhavam com modulações de sinais. Os elementos chaves da eletrônica analógica são os chamados transistores, resistores, capacitores, bobinas, potenciômetros e circuitos integrados, cristais e outros. A eletrônica analógica se baseia nosprincípios da lei de ohm.













4 DISPOSITIVOS E EQUIPAMENTOS
Os equipamentos e circuitos eletrônicos moldam, configuram e mensuram grandezas físicas de diversas naturezas. Algumas são variáveis, outra fixas, exemplo disso são as variáveis elétricas que transportam informação os sinais.
Podemos definir quatro grupos distintos de sinais em eletrônica: Sinal analógico, étodo aquele que varia continuamente em função do tempo, ou seja: pode ser representado por uma função matemática contínua.
Um velocímetro analógico.
Um termômetro analógico.
Uma balança analógica.
Um voltímetro analógico.

5 ELETRÔNICA DIGITAL
Na eletrônica digital este controle se faz digitalizando o sinal de controle no seu estágio de geração para evitar as variações térmicas ou de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletrônica
  • eletronica
  • Eletronica
  • Eletrônica
  • Eletronica
  • Eletronica
  • eletronica
  • Eletronica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!