Eletrônica

Páginas: 7 (1690 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2014
Uma solução com Arduino para controlar e monitorar processos industriais

I. INTRODUÇÃO
A automação industrial passou por inúmeras transformações ao longo do tempo. A pneumática e a eletrônica são exemplos de tecnologias que ajudaram a automação a se desenvolver e evoluir. Um agente recente nesse processo são os microcontroladores.

Atualmente é comum o uso de microcontroladores nocontrole de processos industriais. Um microcontrolador é um sistema microprocessado encapsulado em um único chip, com memórias, clock e periféricos mais limitados que um computador. O uso desses circuitos integrados não somente reduz custo da automação como também propicia mais flexibilidade. Dentre as plataformas de desenvolvimento que utilizam microcontroladores, o Arduino tem ganhado um grandedestaque.

Arduino trata-se de uma plataforma de prototipagem aberta baseada em hardware e software flexíveis e de fácil utilização. O ambiente Arduino foi desenvolvido para ser fácil para iniciantes que não possuem experiência com desenvolvimento de software ou eletrônica.

Neste contexto, este artigo apresenta uma solução em controle de um processo industrial usando a arquitetura Arduino. Oprotótipo desenvolvido será responsável por controlar e monitorar processos através de uma página web (para internet). Esta página deverá estar localizada na mesma rede que os microcontroladores e, através da mesma, será possível enviar comandos para o servidor web implementado na placa Arduino. O servidor, ao receber os comandos, enviará sinais aos portais e também irá monitorar alguns sinais deentrada, retornando esta informação para a página.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Nacional de Telecomunicações por Luis Antônio Tavares, como parte dos requisitos para a obtenção do Certificado de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Eletroeletrônicos, Automação e Controle Industrial. Orientador: Prof. Evandro Luis Brandão Gomes.Trabalho aprovado em 04/2013.

Acomunicação entre a aplicação web e o servidor web no microcontrolador acontecerá através da interface de rede conectada ao hardware e utilizará a notação JSON para otimizar o desempenho do Arduino e simplificar a manipulação dos dados, conforme será detalhado no decorrer do artigo.

A página web será construída de maneira flexível, de modo que possam ser controlados vários microcontroladoresatravés de uma mesma interface gráfica, podendo ser adicionados novos dispositivos a qualquer momento.

II. OBJETIVOS
Nesta seção são apresentados os objetivos deste trabalho:
A. Objetivo Geral
O objetivo geral do trabalho é propor uma solução web flexível e de baixo custo para gerenciar processos industriais controlados através do hardware Arduino acessado via uma interface de rede (Ethernetou WiFi).

B. Objetivos Específicos
Os objetivos específicos são apresentar as vantagens da arquitetura Arduino e expor o funcionamento da solução proposta.

III. JUSTIFICATIVA
O trabalho se justifica por propor uma solução de baixo custo, flexível e prática para o controle de processos. O uso da plataforma Arduino tem como maior vantagem a facilidade de sua utilização. Outro aspectofavorável ao uso do Arduino é a grande comunidade de pessoas que compartilham códigos e diagramas de seus projetos para que mais desenvolvedores copiem, modifiquem ou utilizem parte de suas ideias disseminando ainda mais o uso da plataforma. O Arduino, contudo, possui desempenho limitado, característica comum dos microcontroladores que impede a construção de uma página web bem elaborada para serexecutada no próprio microcontrolador. O que justifica a criação de uma página web à parte para interface gráfica do sistema. Isto propicia que a interface gráfica utilize recursos gráficos mais bem elaborados, e que possa se comunicar com vários dispositivos Arduino presentes na mesma rede transferindo apenas dados leves para as placas (notação JSON), otimizando seu desempenho.

IV. A PLATAFORMA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eletronica
  • Eletronica
  • Eletrônica
  • Eletronica
  • Eletronica
  • eletronica
  • Eletronica
  • Eletrônica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!