Eletrônica

Páginas: 6 (1491 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
GRANDES NOMES DA ELETRÔNICA

Hans Christian Oersted previu que deveria existir uma ligação entre a eletricidade e o magnetismo. Em 1819, durante uma aula de Eletricidade, aproximou uma bússola de um fio percorrido por corrente. Com surpresa, observou que a agulha se movia, até se posicionar num plano perpendicular ao fio. Quando a corrente era invertida, a agulha girava 180º, continuando a semanter nesse plano. Esta foi a primeira demonstração de que havia uma relação entre eletricidade e magnetismo. Esse efeito, que foi chamado efeito de Oersted , que pode ser verificado com uma pilha comum de 3 volts, um pedaço de cobre e uma bússola de bolso. No mesmo ano, apresentou-as em Paris, causando grande interesse entre os pesquisadores. Sua descoberta acidental ocorrida no meio de uma aulapode hoje ser vista como a iniciadora de um novo ramo de estudos: o eletromagnetismo.

Georg Simon Ohm entre 1825 e 1827 desenvolveu a primeira teoria matemática da condução elétrica nos circuitos, baseando-se no estudo da condução do calor de Fourier e fabricando os fios metálicos de diferentes comprimentos e diâmetros usados nos seus estudos da condução elétrica. Este seu trabalho não recebeuo merecido reconhecimento na sua época, tendo a famosa Lei de Ohm permanecido desconhecida até 1841 quando recebeu a medalha Copley da Royal Society de Londres. O seu nome foi dado à unidade de resistência elétrica no Sistema Internacional (SI) de unidades por decisão do Congresso Mundial Elétrico reunido, em Chicago, em 1893. Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor àpassagem decorrente elétrica pelo mesmo, quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Lei de Ohm e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.

James Clerk Maxwell em 1864 com 33 anos, havia predito matematicamente a existência de ondas eletromagnéticas. A teoria do eletromagnetismo foi sua obra-prima. Maxwell conseguiu pensar e descrevermatematicamente os fenômenos elétricos e magnéticos com um só grupo de equações, as chamadas equações de Maxwell, que exprimem, em suas relações, a unidade dos fenômenos elétricos e magnéticos. Lançavam-se as bases de toda a teoria do



eletromagnetismo, e as equações de Maxwell ainda hoje auxiliam, em sua forma original, tanto o projetista de antenas como o estudioso da teoria da relatividade.Servem também para calcular o movimento de um elétron dentro de uma máquina aceleradora ou para entender o movimento de uma protuberância na atmosfera solar. Além disso, prepararam o caminho para a invenção do rádio. As transmissões sem fio começaram a ser vislumbradas com os estudos de Heinrich Hertz.

Heinrich Rudolf Hertz físico alemão que no ano de 1887 fez a primeira demonstração do processode propagação de ondas eletromagnéticas através do espaço. Em 1880, ano de sua diplomação, Hertz tornou-se assistente de von Helmholtz e, durante os três anos que passou no instituto berlinense, ocupou-se com pesquisas experimentais sobre a elasticidade dos gases e sobre as descargas elétricas através destes. Em 1883, obteve a docência na Universidade de Kiel, onde começou a estudar aeletrodinâmica de Maxwell. Este havia previsto teoricamente a existência das ondas eletromagnéticas, mas o fato ainda não havia sido comprovado experimentalmente.

Guglielmo Marconi desde a mais tenra idade sempre foi um sonhador. Tinha uma paixão pela eletricidade e passava horas a brincar com baterias e fios. Em 1894 com 20 anos, Guglielmo teve conhecimento das descobertas de Hertz no domínio daeletricidade. Hertz era um físico brilhante que provara a existência das ondas eletromagnéticas, usando um equipamento rudimentar, fizera passar energia elétrica entre dois pontos sem utilizar fios. Marconi pensou em controlar as ondas Hertzianas para fins de comunicação. Bastaria juntar um manipulador telegráfico ao transmissor e emitir as ondas em código Morse para enviar mensagens invisíveis através...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletrônica
  • eletronica
  • Eletronica
  • Eletrônica
  • Eletronica
  • Eletronica
  • eletronica
  • Eletronica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!