ELETRÓLISE

Páginas: 4 (969 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
ELETRÓLISE
Eletrólise é uma reação não espontânea provocada pelo fornecimento de energia elétrica, proveniente de um gerador (pilhas). É o inverso das pilhas.
A eletrólise possui muitasaplicações na indústria química, na produção de metais, como sódio, magnésio, potássio, alumínio e etc. Também na produção de não metais como cloro e o flúor e ainda substâncias como o hidróxido de sódio (sodacáustica) e peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e a deposição de finas películas de metais sobre peças metálicas ou plásticas. Essa técnica de deposição em metais é conhecida como galvanização. Osmais comuns são a deposição de cromo (cromagem), níquel (niquelagem), prata (prateação), ouro (dourar), usados em grades, calotas de carros, emblemas, peças de geladeira, jóias, aparelhos de som. Sãoutilizadas também na purificação ou refino eletrolítico de muitos metais, como cobre e chumbo. Em processo de anodização, que nada mais é do que uma oxidação forçada da superfície de um metal para queseja mais resistente à corrosão. É feita a anodização em alumínio.
Na eletrólise, usam-se eletrodos inertes (que não regem), como o carbono grafite (grafita) ou platina. Para que a eletrólise ocorradeve haver:- corrente elétrica contínua e voltagem suficiente para provocar a eletrólise;- íons livres (por fusão ou dissolução)Existe a eletrólise ígnea e a eletrólise aquosa. 
Eletrólise Ígnea
Éuma eletrólise onde não há presença de água. Metais iônicos são fundidos (derretidos). Ao se fundirem, eles se ionizam formando íons. A partir desses íons, é formada a corrente elétrica.
Reação defusão (transformação do estado físico sólido para líquido) do NaCl a 808°C:

Os eletrodos devem ser inertes. Pode ser carbono grafite ou platina. Estes eletrodos são polarizados, um com carga negativa eo outro com carga positiva e são colocados em uma cubeta com o metal NaCl já fundido. left000
Observe que no desenho há dois eletrodos carregados eletricamente, o polo positivo e o polo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletrólise
  • eletrólise
  • Eletrolise
  • Eletrólise
  • eletrolise
  • eletrolise
  • Eletrólise
  • Eletrolise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!