Eletrólise

Páginas: 18 (4302 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
SETOR DE CIENCIAS EXATAS E NATURAIS
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA













REDAÇÃO DE TRABALHO
PROCESSOS DE ELETRÓLISE E SÍNTESE EM INDÚSTRIAS












PONTA GROSSA
2014

DAIANE BEATRIZ SANTANA DOS SANTOS













REDAÇÃO DE TRABALHO
PROCESSOS DE ELETRÓLISE E SÍNTESE EMINDÚSTRIAS


Redação de trabalho entregue ao Profº José Maria Maciel, como parte integrante na avaliação da disciplina de Eletroquímica.









PONTA GROSSA
2014
Eletrólise:
Eletrólise é todo processo químico não espontâneo provocado por corrente elétrica. Substâncias iônicas possuem a capacidade de conduzir corrente elétrica quando estão em soluções aquosas. A eletróliseprovém dessa propriedade iônica, ou seja, é um processo que se baseia na descarga de íons, onde ocorre uma perda de carga por parte de cátions e ânions. O processo da eletrólise é uma reação de oxirredução oposta àquela que ocorre numa célula galvânica (mais conhecida como pilha ou bateria), constituindo um fenômeno físico-químico não espontâneo. É importante frisar que, enquanto a reação que ocorrenuma pilha ou bateria é espontânea, a eletrólise é um não espontâneo; sua ocorrência só se dará se garantido que uma corrente elétrica seja aplicada no sistema.
Os processos eletrolíticos são de grande importância na indústria atual e tiveram participação no desenvolvimento de ideias quanto à natureza elétrica da matéria. Entre seus usos está a recarga de baterias e a produção industrial deelementos como o alumínio e o cloro, bem como a confecção de peças extremamente refinadas e de alto rendimento como aquelas usadas na indústria aeronáutica ou aeroespacial.

Eletrólise do Chumbo:
A preparação de dióxido de chumbo eletroliticamente dá-se a partir de duas formas alotrópicas: α-PbO2 (ortorrombico) e β-PbO2 (tetragonal), onde o primeiro ocorre em banhos eletrolíticos levemente ácidos,neutros ou alcalinos, e o segundo é obtido por oxidação anódica de íons Pb(II) em meio ácido, usualmente HNO3 ou HClO4. Estudos termodinâmicos mostraram que a forma β-PbO2 é mais favorável para estudos potenciométricos devido a elevada estabilidade do óxido em uma ampla faixa de pH. O potencial condicional do sistema redox é dependente das condições de eletroformação do β-PbO2, tais como adensidade da corrente, espessura e morfologia do óxido.
Os eletrodos de óxido de chumbo são eficientes tanto para o monitoramento de espécies H+ quanto de espécies Pb2+ em soluções. No caso do monitoramento do primeiro, as espécies Pb2+ devem ser mantidas constantes. Porém, se o objetivo for monitorar as espécies Pb2+, as espécies H+ são as que devem ser mantidas constantes.

Eletrólisedo Manganês
O dióxido de manganês eletrolítico (DME) é o principal componente ativo presente em catodos de diversos sistemas de pilhas. O exemplo mais comum é o observado em pilhas primárias alcalinas Zn/MnO2.
A utilização do dióxido de manganês eletrolítico na indústria de pilhas alcalinas está cada vez mais acentuado, o que é decorrente da crescente demanda por pilhas no mercado, geradaprincipalmente pela grande produção e consumo de dispositivo eletrônicos portáteis como câmeras digitais, celulares e brinquedos de alta tecnologia.
Para uma boa eficiência na fabricação de pilhas, o dióxido de manganês deve apresentar propriedades especiais como elevado grau de pureza, excelente atividade eletroquímica e não pode conter cobre, níquel, arsênio, cobalto e teor de oxido de ferroacima de 4% como impurezas.
Uma grande fonte de óxido de manganês são as baterias exauridas, que apresentam teores desse composto entre 28 a 38% da composição total das pilhas produzidas com esse material.
Muitos processos de recuperação de metais de pilhas e baterias são descritos na literatura cientifica, e normalmente apresentam três rotas distintas: a pirometalúrgica, a mineralúrgica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ELETRÓLISE
  • Eletrólise
  • eletrólise
  • Eletrolise
  • Eletrólise
  • eletrolise
  • eletrolise
  • Eletrolise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!