Eletrólise

Páginas: 9 (2189 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2013
ÍNDICE

Introdução.....................................................................................................1
Eletrólise CONCEITO....................................................................................................2
Eletrólise Ígnea..............................................................................................................3
Eletrólise do Cloretode Sódio Fundido.........................................................4
Eletrólise de Bauxita Fundido........................................................................4
Eletrólise de Meio Aquoso.............................................................................5
Solução Aquosa.............................................................................................5Eletrólise Aquosa com eletrodos inertes........................................................6
Conclusão......................................................................................................7
Bibliografia.....................................................................................................8


































IntroduçãoA separação de diferentes partes de um composto utilizando a eletricidade é chamada eletrólise. Para que funcione, o composto deve estar em estado líquido, ou dissolvido em água e conter íons
Duas placas condutoras de eletricidade (eletrodos) são colocados no composto a ser decomposto eletrólito. Quando as placas são conectadas a uma bateria, a corrente elétrica atravessa o compostoque, aos poucos, se decompõe em duas partes. Isso acontece porque o eletrodo negativo (catodo) apresenta um excesso de partículas negativamente carregadas e, assim, atrai os íons positivos do composto. O eletrodo positivo (anodo) atrai os íons negativos.
Para provocar a passagem de corrente elétrica em um recipiente contendo NaCl, por exemplo, é nescessário liberar os íons Na+ e Cl- para quepossam se movimentar. Isso pode ser conseguido aquecendo-se o sal até a sua fusão ou então adicionando-se água o que provocará dissociação dos íons. Existem dois tipos de eletrólise: a Eletrólise Ígnea e a Eletrólise Aquosa.
Eletrólise Ígnea é o nome que se dá a uma reação química provocada pela passagem de corrente elétrica através de um composto iônico fundido.
Eletrólise Aquosa é o nome deuma reação química provocada pela passagem de corrente elétrica por meio de uma solução aquosa de um eletrólito.
A eletrólise é um fenômeno de oxi-redução, sendo assim, o total de elétrons perdidos no pólo positivo deve ser igual ao total de elétrons recebidos no pólo negativo.
A Galvanoplastia (galvanização) e a Anodização são exemplos das aplicações da Eletrólise em Química.ELETRÓLISE

É um processo não-espontâneo, no qual a passagem de uma corrente elétrica através de um sistema líquido, onde existam íons, produz reações químicas. As eletrólises são realizadas em cubas eletrolíticas, nas quais a corrente elétrica é produzida por um gerador (pilha). Nesse sistema, os eletrodos são geralmente inertes, formados por platina ou grafita(carvão). As substâncias que serão submetidas à eletrólise podem estar liquefeitas (fundidas) ou em solução aquosa.
A eletrólise é um processo eletroquímico, caracterizado pela ocorrência de reações de oxi-redução em uma solução condutora quando se estabelece uma diferença de potencial elétrico entre dois (ou mais) eletrodos mergulhados nessa solução. Vale lembrar que a denominação soluçãoeletrolítica, empregada para designar qualquer solução aquosa condutora de eletricidade, deriva justamente desse processo.
Além de sua larga aplicação industrial, a eletrólise se revela bastante adequada e interessante para demonstrações em feiras de ciências, pois não requer montagens complicadas e pode ser observada visualmente (junto aos eletrodos) enquanto ocorre.
O entendimento da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ELETRÓLISE
  • eletrólise
  • Eletrolise
  • Eletrólise
  • eletrolise
  • eletrolise
  • Eletrólise
  • Eletrolise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!