Elet18 Diodos

2549 palavras 11 páginas
A Teoria dos Diodos

1. O símbolo esquemático

Alguns dispositivos eletrônicos são lineares, o que significa que suas correntes são diretamente proporcionais às suas tensões. Eles são chamados lineares porque o gráfico da corrente versus tensão desses componentes é uma linha reta. O exemplo mais simples de um dispositivo linear é um resistor comum. Se você levantar seu gráfico da corrente versus tensão, obterá uma linha reta.
Um diodo é diferente. Por causa da barreira de potencial, um diodo não age como um resistor. Conforme será visto, uma curva de corrente versus tensão para um diodo produz um gráfico não-linear.
A Figura 1 mostra o símbolo esquemático de um diodo retificador. O lado p é chamado anodo e o lado n, catodo. O símbolo do diodo parece-se com uma seta que aponta do lado p para o lado n, do anodo para o catodo. Por isso, a seta do diodo lembra que a corrente convencional circula facilmente do lado p para o lado n. Se você usa o sentido real da corrente, os elétrons circulam facilmente contra a seta do diodo.

Figura 1. O símbolo esquemático de um diodo retificador.

2. A curva do Diodo

Quando um fabricante produz um diodo para converter uma corrente alternada em corrente contínua, o diodo é chamado de diodo retificador. Uma de suas principais aplicações é nas fontes de alimentação - circuitos que convertem a tensão alternada em tensão contínua.
A Figura 2 mostra o mais simples dos circuitos com diodo. Como analisar um circuito como esse? Quando você está analisando circuitos com diodos, uma das coisas a identificar é se o diodo está direta ou reversamente polarizado. Isso nem sempre é fácil. Mas aqui temos algo que pode ajudar. Faça a você mesmo a seguinte pergunta: o circuito externo está tentando fazer com que a corrente convencional circule no sentido da seta do diodo ou no sentido contrário? Se a corrente convencional for no mesmo sentido da seta do diodo, o diodo está diretamente polarizado.

Figura 2. A polarização direta.
Se

Relacionados