ELEN AFETIVIDADE 10

Páginas: 26 (6397 palavras) Publicado: 31 de julho de 2015
1 TEMA

A afetividade na relação professor X aluno nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II

2 PROBLEMA

Pensar e sentir são ações indissociáveis. Esta é a idéia que tentaremos imprimir e defender ao longo do texto, tendo como preocupação central transpô-la para o campo educacional. E o faremos expondo algumas reflexões acerca do papel da afetividade no funcionamento psicológico ena construção de conhecimentos cognitivo-afetivos.

E pretende-se analisar de que forma os professores atuantes em sala de aula vem enfrentando algumas dificuldades no decorrer de sua carreira, devido a dupla jornada de trabalho, sala de aula muitos numerosas, baixo salário e a falta de interesse de alguns alunos e se os aspectos afetivos e cognitivos da personalidade não constituem universosopostos, não há nada que justifique prosseguirmos com a ideia de que existem saberes. Percebe-se que no âmbito escolar em relação à afetividade que esta é uma das problemáticas que vem bloqueando essa relação, trazendo grandes consequências negativas no ensino-aprendizagem; em fatores tais como:

- A falta de diálogo;

- Interação;

- Compreensão;

- Afetividade;

- Estimulo.

Atualmente aindaexistem educadores e pais que priorizam a transmissão de conhecimento, sem dar importância na relação de afetividade com o aluno, pois ainda são influenciados pela educação tradicional, alguns pela falta de conhecimento ou de preparo, outros por menosprezarem a importância desta relação de afetividade para a aprendizagem. Colocado dessa maneira, a indissociação entre pensar e sentir obriga a integrarnas explicações sobre o raciocínio humano as vertentes racional e emotiva dos conceitos e fatos construídos. Assim, no trabalho educativo cotidiano não existe uma aprendizagem meramente cognitiva ou racional, pois os alunos e as alunas não deixam os aspectos afetivos que compõem sua personalidade do lado de fora da sala de aula, quando estão interagindo com os objetos de conhecimento, ou nãodeixam "latentes" seus sentimentos, afetos e relações interpessoais enquanto pensam.
Nas últimas décadas tem sido crescente a preocupação com o processo de ensino e aprendizagem, visando detectar quais as causas que dificultam seu aprimoramento e, ao mesmo tempo, criar mecanismos para a solução desses problemas. Nesse sentido acredita-se na afetividade como um dos princípios norteadores do processoeducativo, principalmente nas séries iniciais (FRANCO, 2009).
É importante destacar que a afetividade não se dá somente por contato físico. Discutir a capacidade do aluno, elogiar seu trabalho, reconhecer seu esforço e motivá-lo sempre, constituem formas cognitivas de ligação afetiva, mesmo mantendo-se o contato corporal como manifestação de afeto.
A partir de um conceito amplo de indivíduo emprocesso e formação, percebe-se a riqueza de se trabalhar as relações afetivas no espaço privilegiadamente coletivo da escola. Por isso o trabalho com os alunos necessita expressar-se contextualizado nas condições sociais, enfocar as questões coletivas para além do individual, com estratégias e ações abrangentes e efetivas para as dificuldades que os alunos enfrentam, especialmente no tocante ofortalecimento de relações socializadoras e afetivas (TAVARES, 2010).
Se as relações afetivas são consideradas essenciais para a interação entre os componentes da escola, esse pressuposto é ainda mais importante quando se pensa na qualidade da relação que deve existir entre professores e alunos, visto que, de um lado, os educandos necessitam internalizar saberes e aprender a utilizá-los para odesenvolvimento pessoal e a convivência em sociedade e, do outro, os professores precisam melhorar progressivamente o próprio fazer pedagógico (SILVA, 2009).
Assim, considera-se as relações afetivas um dos pilares para que o ambiente de ensino venha a favorecer a aprendizagem, além de incentivar qualidades como a cooperação, o respeito e a tolerância, revelando-se o ponto de partida para que o processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Elen
  • elen
  • Afetividade
  • afetividade
  • afetividade
  • Afetividade
  • afetividade
  • Afetividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!