Elementos e termos em Estatístiosca

1274 palavras 6 páginas
Curso- Ciências Contábeis

Definições de Estatística
É a ciência da incerteza;
É a ciência na qual aprende-se (ou entende-se) sobre os dados;
É a arte de contar uma história com dados (numéricos);
A ciência interdisciplinar essencial;
A teria e o método de se extrair informação de dados observacionais para resolver problemas do mundo real.
Uma boa definição de estatística é a de ser um conjunto de métodos especialmente apropriados à coleta, à apresentação (organização, resumo e descrição), à análise e à interpretação de dados de observação, tendo comoobjetivo a compreensão de uma realidade específica para a tomada da decisão.
Estatística Descritiva
Estatística descritiva: é a parte que procura os melhores métodos para coletar, ordenar e sumarizar os dados dos experimentos.
Estatística indutiva ou inferencial
Estatística Indutiva ou Inferencial: responsável pela análise e a interpretação desses dados. Possibilitam o diagnóstico de um lugar, o conhecimento de seus problemas,a formulação de soluções apropriadas e um planejamento objetivo de ação.
Dados:
Os dados referem-se a uma recolha de informações organizadas, normalmente o resultado da experiência ou observação de outras informações dentro de um sistema de computador, ou um conjunto de instalações. Os dados podem consistir em números, palavras ou imagens, as medições e observações de um conjunto de variáveis; informações, registo que identifica alguma coisa tanto objeto ou animal.
População:
O termo população tem, consoante a disciplina a que se refere, distintas definições. Em Biologia define-se como um grupo de indivíduos que acasalam uns com os outros, produzindo descendência. Em Sociologia define-se como um conjunto de pessoas adstritas a um determinado espaço, num dado tempo. Em Estatística define-se população como o conjunto de todos os elementos ou resultados sob investigação.
Amostra:
Amostra é um conceito de estatística que significa um subconjunto de elementos pertencentes a uma

Relacionados