Elementos represenaivos

1023 palavras 5 páginas
Elementos Representativos
Esses elementos fazem parte de um mesmo grupo porque apresentam a mesma configuração de elétrons na última camada (camada de valência).

A Tabela Periódica é divida em Metais, Não-Metais e Semi-Metais e suas famílias são:
Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos
Família 2A (Grupo 2): Metais Alcalino-Terrosos
Família 3A (Grupo 13): Família do Boro
Família 4A (Grupo 14): Família do Carbono
Família 5A (Grupo 15): Família do Nitrogênio
Família 6A (Grupo 16): Calcogênios
Família 7A (Grupo 17): Halogênios
Família 0 ou 8A (Grupo 18): Gases Nobres

Família 1A (Metais Alcalinos): Os membros, Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs), Frâncio (Fr), dessa família não são encontrados no estado elementar, pois reagem rápido principalmente quando expostos a oxigênio ou a água. São bons condutores de eletrecidade e calor, formam o grupo com menores pontos de fusão. Sua configuração eletrônica sempre termina em ns¹.
A química desses elementos restringe-os ao estado de oxidação +1.

Família 2A (Metais Alcalino-Terrosos): Os elementos, Berílio (Be), Magnésio (Mg), Cálcio (Ca), Estrôncio (Sr), Bário (Ba) e Rádio (Ra), desse grupo nunca vão ser encontrados no estado metálico na natureza e sempre com o estado de oxidação +2. E sua configuração eletrônica apresenta a terminação em ns².
Assim como os metais alcalinos, possuem baixos valores de eletronegatividade, que vai até 1,5 eV, na escala de Pauling, e baixos valores de energia de ionização.

Família 3A (Família do Boro): Seus membros, Boro (B), Alumínio (Al), Gálio (Ga), Índio (In), Tálio (Tl), Ununtrio (Uut), têm configuração eletrônica ns2np1, logo, espera-se que seu número de oxidação máximo seja +3. Os números de oxidação de B e Al são +3 na maior parte de seus compostos.
Não apresentam um ponto de fusão excepcionalmente alto. E as tendências de dureza e ponto de ebulição desses elementos são paralelos aos encontrados na família 1A e 2A.
O alumínio é o metal

Relacionados