Elementos presentes nas refinarias de petróleo

Páginas: 15 (3750 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
1. Introdução

Neste trabalho estaremos conhecendo alguns elementos presentes nas refinarias de petróleo e observando algumas técnicas para a verificação das estruturas on shore e off shore.

2. Tanques de Armazenamento

Um tanque de armazenamento ou de armazenagem também designado por reservatório é um recipiente destinado a armazenar fluidos à pressão atmosférica e a pressõessuperiores à atmosférica. Na indústria de processo, a maior parte dos tanques de armazenamento é construída de acordo com os requisitos definidos pelo código americano API 650. Estes tanques podem ter dimensões variadas, indo desde 2 ou 3 m de diâmetro até 50 m ou mais. Esta regra geral, instalados no interior de bacias de contenção com a finalidade de conter os derrames em caso de rotura do tanque. A suaconstrução pode ser feita com teto fixo ou flutuante, interno ou externo, dependendo sempre das características e o tipo de produto a armazenar. É de extrema importância realizarem-se, de forma regular e periódica, a verificação e limpeza das estruturas e equipamentos utilizados para armazenar os produtos. Desta forma, garante-se que as características dos produtos não se alteram, bem como,evitar-se ou amenizar-se a possibilidade de contaminação do meio ambiente por degradação dos tanques.

3. Vasos de pressão 

Vasos de pressão são todos os reservatórios, de qualquer tipo, dimensões ou finalidades, não sujeitos à chama, fundamentais nos processos industriais, que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica,ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armazenamento.
Em refinarias de petróleo e petroquímicas os vasos de pressão constituem um conjunto importante de equipamentos que abrangem os mais variados usos. O projeto e a construção de vasos de pressão envolvem uma série de cuidados especiais e exige o conhecimento de normas e materiais adequados para cada tipo deaplicação, pois as falhas em vasos de pressão podem acarretar conseqüências catastróficas até mesmo com perda de vidas, sendo considerados os Vasos de Pressão equipamentos de grande periculosidade.
Vasos de Pressão e Reservatórios de Ar comprimido se enquadram na norma NR-13 e ASME VIII
No Brasil, após a publicação da NR-13 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego), estabeleceram-secritérios mais rigorosos para o projeto, inspeção, manutenção e operação de vasos de pressão, tendo como objetivo principal a diminuição de acidentes envolvendo estes equipamentos.

4. Válvulas

4.1. Válvulas Esfera

As válvulas esfera flutuante são fabricadas com os conceitos de facilidade de operação e durabilidade das vedações no serviço de gás. As válvulas esfera guiada (tipoTrunnion) são aptas para as aplicações mais exigentes no serviço de gás e petróleo. Características padrões como: duplo bloqueio e drenagem, os assentos de auto alívio e o funcionamento bi-direcional, estão associados à operatividade confiável abaixo das condições de processo mais severas, baixos torques de operação para um acionamento efetivo e altos padrões de qualidade na seleção do material.4.2. Válvulas esfera flutuante

A válvula está equipada com dispositivos de bloqueio nas posições totalmente aberta e totalmente fechadas, pode-se instalar um bloqueio tipo “cadeado” em qualquer das posições, para prevenir que a válvula seja operada incorretamente. A zona inferior da haste apresenta uma saliência no qual, o topo do interior do corpo faz o alojamento, impedindo sua expulsão eadicionando em caso de incêndio, um selador metal-metal, impede fugas do fluido. Durante a sua operação em um serviço de gás seco, pode acumular-se eletricidade estática na esfera. O dispositivo anti-estático garante um potencial uniforme em todas as partes da válvula, desta forma evitando faíscas. A conexão do corpo e da tampa está selada por uma junta. A selagem metal-metal também se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Refinaria de petroleo
  • refinaria de petróleo
  • Refinaria de Petroleo
  • refinarias de petroleo
  • refinaria de petroleo
  • CONSERVAÇÃO DE ENERGIA EM REFINARIAS DE PETRÓLEO
  • Resíduos sólidos em refinarias de petróleo
  • As maiores refinarias de petroleo do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!