elementos fundamentais na alaimentação

1411 palavras 6 páginas
Tabela 1 - Os macrominerais e suas funções
Elemento Função Alguns alimentos Necessidade diária
Cálcio Estrutura de ossos e dentes, regula nervos, músculos e coagulação sanguínea Leite e derivados, vegetais de folhas verdes, frutas cítricas, feijões 800 mg
Fósforo Estrutura de ossos e dentes, transferência de energia Carne bovina, aves, peixes, ovos, cerais integrais 800 mg
Sódio Equilíbrio hídrico Carne bovina, peixes, aves, ovos, leite, alimentos industrializados 1 g
Cloro Equilíbrio hídrico, digestão de alimentos no estômago Os mesmos que contém sódio 1 g
Potássio Balanço e volume de fluídos orgânicos Sucos de tomate, frutas citrícas, bananas 1 g
Magnésio Atividade enzimática Vegetais de folhas verdes 350 mg

Os chamados microminerais incluem ferro, manganês, cobre, iodo, zinco, cobalto, crômio, selênio, fluor, molibdênio, arsênio, níquel, silício, estanho e vanádio. O ferro, por exemplo, é necessário para transporte e uitlização do oxigênio no corpo. O iodo é requerido para a adequada função da glândula tireóide. E o fluor ajuda a construir ossos e dentes fortes. Os outros microminerais parecem ser necessários para a atividade de enzimas através do corpo.

1-
A vida jamais poderia ser sustentada sem a alimentação. É dela que retiramos as fontes de energia e os nutrientes ou substâncias necessárias a formação do nosso organismo. A partir daí, ou junto, nasce a saúde, tanto a espiritual como a física. Desde a concepção, o ser vivo, já traz consigo reservas alimentares, junto as células. Fortalecendo a idéia que a saúde depende, e muito, de uma boa e equilibrada alimentação. Com o crescimento e o desenvolvimento do ser humano, aumenta a necessidade de adquirir energia e nutrientes que formarão e manterão em bom funcionamento, o nosso organismo. Através dos alimentos retiramos, em doses adequadas, esses nutrientes.

Os nutrientes são substâncias do qual o nosso organismo se utiliza para construir e restaurar os

Relacionados