Elementos de Maquinas

Páginas: 10 (2455 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

PROJETOS DE EIXO E ÁRVORE





alunos


Disciplina: Elementos de Máquinas I

1. Introdução
Segundo a literatura mecânica, entendemos por eixos os elementos que não transmitem potência, isto é não sofrem esforço de torção. Árvores, porém, são entes que sempre terão esforços de torção.
Eixos e árvores poderãoser giratórios ou não. Uma barra de torção (mola de torção) é dentro do contexto apresentado acima, uma árvore não giratória. Assim, engrenagens, polias etc., são montadas em árvores. Uma polia “louca”, por exemplo, será montada em um eixo.
Neste trabalho, consideraremos apenas eixos e árvores com seções circulares, ocas ou não.

2. Definição

Eixos são elementos de máquinas que têm função desuporte de outros componentes mecânicos e não transmitem potência. As árvores, além de suporte, transmitem potência. Geralmente, na prática, usa-se apenas o termo eixo para denominar estes componentes.

2.1. Materiais

Os materiais mais utilizados na fabricação de eixos e árvores são (DIN 1611 e DIN17210): Aços-carbono: ABNT 1025 (St42,11) – 1035 (St50,11) e ABNT 1045 (St60,11) – 1060(St70,11) , além de Aços-liga: ABNT 4120 (20 Mn Cr4) – 4130 (25 Mo Cr4) – 6150 (50 Cr V4), pois os materiais metálicos apresentam melhores propriedades mecânicas do que os outros materiais. Por isso, são mais adequados para a fabricação de elementos de transmissão:

eixos com pequena solicitação mecânica são fabricados em aço ao carbono;
eixo-árvore de máquinas e automóveis são fabricados emaço-níquel;
eixo-árvore para altas rotações ou para bombas e turbinas são fabricados em
aço cromo-níquel;
eixo para vagões são fabricados em aço-manganês.
Quando os eixos e árvores têm finalidades específicas, podem ser fabricados em cobre, alumínio, latão. Portanto, o material de fabricação varia em função de seu emprego.


2.2. Características e tipos de eixos e árvores

Os eixos e as árvorespodem ser fixos ou giratórios e sustentam os elementos
de máquina. No caso dos eixos fixos, os elementos (engrenagens com buchas, polias sobre rolamentos e volantes) é que giram.



Quando se trata de eixo-árvore giratório, o eixo se movimenta juntamente com seus elementos ou independentemente deles como, por exemplo, eixos de afiadores (esmeris), rodas de trole (trilhos), eixos demáquinas-ferramenta, eixos sobre mancais.


Conforme as suas funções, uma árvore pode ser de engrenagens (em que são montados mancais e rolamentos) ou de manivelas, que transforma movimentos circulares em movimentos retilíneos.
Para suporte de forças radiais, usam-se espigas retas, cônicas, de colar, manivela e esférica.




Para suporte de forças axiais, usam-se espigas de anéis ou de cabeça.As forças axiais têm direção perpendicular (90º) à seção transversal do eixo, enquanto as forças radiais têm direção tangente ou paralela à seção transversal do eixo.




Quanto ao tipo, os eixos podem ser roscados, ranhurados, estriados, maciços, vazados, flexíveis, cônicos, cujas características estão descritas a seguir.


Eixos maciços:

A maioria dos eixos maciços tem seçãotransversal circular maciça, com degraus ou apoios para ajuste das peças montadas sobre eles. A extremidade do eixo é chanfrada para evitar rebarbas. As arestas são arredondadas para aliviar a concentração de esforços.



Eixos vazados


Normalmente, as máquinas-ferramenta possuem o eixo-árvore vazado para facilitar a fixação de peças mais longas para a usinagem. Temos ainda os eixos vazadosempregados nos motores de avião, por serem mais leves.



Eixos cônicos

Os eixos cônicos devem ser ajustados a um componente que possua um furo de encaixe cônico. A parte que se ajusta tem um formato cônico e é firmemente presa por uma porca. Uma chaveta é utilizada para evitar a rotação relativa.



Eixos roscados

Esse tipo de eixo é composto de rebaixos e furos roscados, o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é Elementos de Máquinas
  • elementos de maquinas
  • Elemento de Máquinas
  • elementos de maquinas
  • elementos de maquinas
  • Elementos de maquinas
  • elementos de maquinas
  • ELEMENTOS DE MAQUINA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!