Elementos de máquinas, elementos da usinagem e metrologia

Páginas: 15 (3559 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
 Senai de nova alvorada do sul - ms
técnico em mecânica industrial


matheus de souza monteiro
Nathaly Silva




Elementos de Fixação, Fundamentos da usinagem e Metrologia.



Trabalho desenvolvido para avaliar o entendimento dos alunos ao fim do primeiro módulo, comoparte da avaliação referente ao 1º semestre em questão.







Nova alvorada do sul - ms
03/10/2013


Elementos de Fixação
Introdução:
Na mecânica é muito comum a necessidade de unir peças como chapas, perfis e barras.
Qualquer construção, por maissimples que seja, exige união de peças entre si.
A união de peças feita pelos elementos de fixação pode ser de dois tipos: móvel ou permanente.
No tipo de união móvel, os elementos de fixação podem ser colocados ou retirados do conjunto sem causar qualquer dano às peças que foram unidas. É o caso, por exemplo, de uniões feitas com parafusos, porcas e arruelas.

No tipo de uniãopermanente, os elementos de fixação, uma vez instalados, não podem ser retirados sem que fiquem inutilizados. É o caso, por exemplo, de uniões feitas com rebites e soldas.


Tanto os elementos de fixação móvel como os elementos de fixação permanente devem ser usados com muita habilidade e cuidado porque são, geralmente, os componentes mais frágeis da máquina. Assim, para projetar um conjunto mecânico épreciso escolher o elemento de fixação adequado ao tipo de peças que irão ser unidas ou fixadas. Se, por exemplo, unirmos peças robustas com elementos de fixação fracos e mal planejados, o conjunto apresentar á falhas e poderá ficar inutilizado. Ocorrerá, portanto, desperdício de tempo, de materiais e de recursos financeiros. Ainda é importante planejar e escolher corretamente os elementos defixação a serem usados para evitar concentração de tensão nas peças fixadas. Essas tensões causam rupturas nas peças por fadiga do material.
Tipos de elementos de fixação
Rebite
O rebite é formado por um corpo cilíndrico e uma cabeça. É fabricado em aço, alumínio, cobre ou latão. É usado para fixação permanente de duas ou mais peças.










Pino
Opino une peças articuladas. Nesse tipo de união, uma das peças pode se movimentar por rotação.

Cavilha
A cavilha une peças que não são articuladas entre si.




Contrapino ou cupilha
O contrapino ou cupilha é uma haste ou arame com forma semelhante à de um meio-cilindro, dobrado de modo a fazer uma cabeça circular e tem duas pernas desiguais. Introduz-se o contrapino ou cupilhanum furo na extremidade de um pino ou parafuso com porca castelo. As pernas do contrapino são viradas para trás e, assim, impedem a saída do pino ou da porca durante vibrações das peças fixadas.

Parafuso
O parafuso é uma peça formada por um corpo cilíndrico roscado e uma cabeça, que pode ter várias formas.

Porca
A porca tem formade prisma, de cilindro etc. Apresenta um furo roscado. Através desse furo, a porca é atarraxada ao parafuso.



Arruela
A arruela é um disco metálico com um furo no centro. O corpo do parafuso passa por esse furo.

Anel elástico
O anel elástico é usado para impedir deslocamento de eixos. Serve, também, paraposicionar ou limitar o movimento de uma peça que desliza sobre um eixo.











Chaveta
A chaveta tem corpo em forma prismática ou cilíndrica que pode ter faces paralelas ou inclinadas, em função da grandeza do esforço e do tipo de movimento que deve transmitir. Alguns autores classificam a chaveta como elementos de fixação e outros autores, como elementos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Elementos de máquinas
  • O que é Elementos de Máquinas
  • elementos de maquinas
  • Elemento de Máquinas
  • elementos de maquinas
  • elementos de maquinas
  • Elementos de maquinas
  • elementos de maquinas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!