Elementos da comunicação e função da linguagem

Páginas: 9 (2141 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
1º Período. Português / Professora: Sabrina Rodrigues

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
LINGUAGEM - Na origem de toda a atividade comunicativa do ser humano está a linguagem, que é a capacidade de se comunicar por meio de uma língua. (INFANTE, p. 41-42).
NÍVEIS DA LINGUAGEM - Para que se efetue a comunicação é necessário haver um código comum. Diz-se, em termos mais gerais, queé preciso “falar a mesma língua”, o português, por exemplo, que é a língua que utilizamos. A seguir, os tipos de linguagem:
Linguagem oratória – (Língua falada) discursos, sermões; (Língua escrita) linguagem literária, cartas e documentos oficiais.
Linguagem cuidada – (Língua falada) cursos, comunicações orais; (Língua escrita) linguagem, cartas e documentos oficiais.
Linguagem comum – (Línguafalada) conversação, rádio, televisão; (Língua escrita) comunicações escritas comuns.
Linguagem familiar – (Língua falada) conversação informal “não-elaborada”; (Língua escrita) linguagem descuidada, incorreta, linguagem literária que procura imitar a língua falada.
Os diversos atos de comunicação linguística que produzimos geram “discursos” muito diferentes entre si. Diversos são os critériospara a classificação dessa variedade de atos. A mais conhecida, de Roman Jakobson, vincula-se de forma direta às chamadas funções da linguagem na comunicação. E tais funções da linguagem, por sua vez, atrelam-se aos elementos da comunicação. O esquema da comunicação pode ser representado da seguinte forma:


Contexto
(Função referencial)




Código
(Função metalinguística)


Emissor(Função expressiva)
—>
Mensagem
(Função poética)
—>
Receptor
(Função conativa)


Canal
(Função fática)



Pode haver mais de uma função num mesmo texto, mas, em geral, uma determinada função é predominante e distingue o tipo de mensagem.
Desde o passado, o homem tem criado meios para se apropriar de signos, sinais, gestos, desenhos, letras e por fim a palavra oral e escrita narealização deste processo de comunicação.
No processo de comunicação, os interlocutores têm sempre uma intenção ou objetivo, por isso a linguagem modifica-se de acordo com a situação. A linguagem verbal é constituída por diferentes elementos com determinadas funções.
Existem seis elementos no ato de comunicação: o locutor ou emissor (a pessoa que fala), o interlocutor ou receptor (a pessoa com quemse fala), o canal ou contato (o som e o ar, o meio físico), o referente ou contexto (o assunto), o código (a língua) e a mensagem ou texto (a conversa). A cada um desses componentes corresponde uma das seis funções de linguagem, respectivamente: emotiva, conativa, fática, referencial, metalinguística e poética.
Com os elementos da comunicação, temos a geração e inter-relação dos variadosdiálogos das funções, que são conhecidas como:
Função emotiva ou expressiva: É aquela centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a primeira pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor. Primeira pessoa do singular (eu), Emoções, Interjeições; Exclamações; Blog; Autobiografia; Cartas de amor.Função referencial: A mensagem é centrada no referente, no assunto (contexto relacionado a emissor e receptor). O emissor procura fornecer informações da realidade, sem a opinião pessoal, de forma objetiva, direta, denotativa. A ênfase é dada ao conteúdo, ou seja, às informações. Geralmente, usa-se a 3ª pessoa do singular. Os textos que servem como exemplos dessa função da linguagem são os jornalísticos,os científicos e outros de cunho apenas informativo. A função referencial também é conhecida como cognitiva ou denotativa.
Função conativa: É aquela que centraliza-se no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do mesmo. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além de vocativos e imperativos. Usada nos discursos, sermões e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Elementos da Comunicação e Funções da Linguagem
  • Elementos de comunicação e funções de linguagem
  • ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO e FUNÇÕES DA LINGUAGEM
  • Bom Conselho
  • COMUNICAÇÃO HUMANA: ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO, FUNÇÕES DA LINGUAGEM, FALA E ESCRITA
  • Função de Linguagem
  • Funçao da Linguagem
  • Função de Linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!