elementos computacionais

Páginas: 7 (1601 palavras) Publicado: 20 de abril de 2014
UNASP - CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO
CAMPUS SÃO PAULO
TECNOLOGIA EM REDES



JACKSON DOUGLAS DA SILVA LOPES




ELEMENTOS COMPUTACIONAIS








SÃO PAULO
2014

Introdução
O trabalho a seguir, você irá ver os principais componentes que formam os sistemas computacionais de propósito gerais. Nele você verificará como cada componente atua na sua execução.Dessa maneira, você vai compreender que é muito importante entender qual o papel de cada um desses componentes, a sua importância e como esses se relacionam para que tarefas possam ser automatizadas por computadores.




















1. Gabinete
Pode parecer esquisito abordar o gabinete como parte do hardware. Contudo, esse componente é essencial para comportar os demaisitens. Além de armazenar as placas, discos e demais peças, o gabinete possibilita a organização dos cabos e serve como um local para resfriamento do hardware.
Normalmente o gabinete é fabricado com metais de alta resistência mecânica, ou seja, um material bem duro para evitar danos às peças que estão no interior. Todavia, existem modelos com acabamento em acrílico, plástico e outros materiais.
Umerro recorrente, e inclusive normal, é chamar o gabinete de CPU. Na realidade, ele armazena a CPU, mas está longe de ser uma. É preciso sempre ter em mente que o gabinete não tem qualquer função eletrônica, enquanto o processador (CPU) é um item “pensante”.

2. Placa-mãe

A placa-mãe é responsável por interligar todos os outros componentes internos do computador, por meio de slots de expansão(PCI, PCI-X, AGP e etc) e portas / interfaces de comunicação (PS2, SATA, IDE, Serial, Paralela, USB, eSATA e etc).
Para permitir a comunicação dos slots de expansão e interfaces citados acima, as placas-mãe possuem chipset controladores, os quais são responsáveis por permitir a comunicação entre os dispositivos conectados a placa-mãe, como o processador e a memória.
A placa-mãe só não é oprincipal componente do computador porque não é ela quem executa os programas. Todavia ela é a peça que une todos os demais itens de hardware, o que a torna essencial para o funcionamento da máquina.
Quando você abre o gabinete, não é possível visualizar a placa-mãe por completo, porque ela está oculta embaixo de outros componentes. Como você pode ver na imagem acima, as placas-mãe possuem um formatoretangular e uma enormidade de pequenas peças visíveis a olho nu.

3. Processador

O processador, ou CPU, como é conhecido por alguns, é o principal componente de processamento, ele é responsável por atender a todas as solicitações efetuadas pelo sistema operacional ou pelo usuário. A velocidade do processador, medida em Mhz (mega-hertz), ou Ghz (giga-hertz) define a capacidade de processamentodo mesmo.
Em um primeiro instante, você não conseguirá visualizar o processador dentro do gabinete. Ele fica embaixo do dissipador e do cooler. O dissipador é um componente metálico de tamanho avantajado que, como o próprio nome diz, serve para dissipar o calor. Já o cooler é a ventoinha que fica em cima do dissipador e que tem como função retirar o ar quente da CPU.
A CPU se comunica com osdemais componentes de hardware através das ligações na placa-mãe. Para poder executar os programas e jogos, o processador deve receber dados da memória RAM, trocar informações com o chipset e enviar ordens para outros componentes.
Embaixo do processador há diversos pinos metálicos, os quais fazem a ligação com a placa-mãe. A quantidade de pinos varia conforme o modelo da CPU. Cada fabricante optapor um padrão diferente, até porque a arquitetura interna dos processadores exige mudanças na parte externa.

4. Cooler

São pequenos ventiladores responsáveis pela refrigeração dos componentes do computador. Eles são fundamentais, tendo em vista que sem eles os componentes podem superaquecer e queimar, geralmente nos computadores usados no dia-a-dia por usuários comum é visível um cooler em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Elementos Computacionais Minimos
  • Modelagem matemática computacional pelo método dos elementos de contorno para problemas de fluxos em meios porosos
  • O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS EM TRELIÇAS PLANAS NA DISCIPLINA DE MECÂNICA COMPUTACIONAL
  • Computacionais
  • ANÁLISE TERMOELÁSTICA EXPERIMENTAL E COMPUTACIONAL, POR ELEMENTOS FINITOS, DA PAREDE EXTERNA DE UM FORNO DE COZIMENTO DE...
  • Elementos
  • Base Computacionais
  • Metodos computacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!