Elemento13

551 palavras 3 páginas
Conceito
Acoplamento é um conjunto mecânico, constituído de elementos de máquina, empregado na transmissão de movimento de rotação entre duas árvores ou eixo-árvores. Classificação
Os acoplamentos podem ser fixos, elásticos e móveis.
Acoplamentos fixos
Os acoplamentos fixos servem para unir árvores de tal maneira que funcionem como se fossem uma única peça, alinhando as árvores de forma precisa.
Por motivo de segurança, os acoplamentos devem ser construídos de modo que não apresentem nenhuma saliência.
Acoplamento rígido com flanges parafusadas
Esse tipo de acoplamento é utilizado quando se pretende conectar árvores, e é próprio para a transmissão de grande potência em baixa velocidade.
Acoplamento

Fig 1- flanges parafusadas

Acoplamento de discos ou pratos
Empregado na transmissão de grandes potências em casos especiais, como, por exemplo, nas árvores de turbinas. As superfícies de contato nesse tipo de acoplamento podem ser lisas ou dentadas. Acoplamento perflex:
Os discos de acoplamento são unidos perifericamente por uma ligação de borracha apertada por anéis de pressão. Esse acoplamento permite o jogo longitudinal de eixos.são utilizados na ligação de eixos rotativos, com desalinhamentos normalmente inevitáveis, tanto radiais como angulares e axiais.

Fig.2- Acoplamento perflex
Acoplamentos elásticos
Esses elementos tornam mais suave a transmissão do movimento em árvores que tenham movimentos bruscos, e permitem o funcionamento do conjunto com desalinhamento paralelo, angular e axial entre as árvores.
Os acoplamentos elásticos são construídos em forma articulada, elástica ou articulada e elástica. Permitem a compensação de até 6 graus de ângulo de torção e deslocamento angular axial.

tipos de acoplamentos elásticos.

Acoplamento elástico de pinos
Os elementos transmissores são pinos de aço com mangas de borracha.

Fig.3- elástico de pinos

Acoplamento elástico de garras
As garras,

Relacionados