ELEMAQ 1 - Ruptura Fragil

409 palavras 2 páginas
Ruptura Frágil de Permutador de Calor da ESSO (1998)

Em 25 de setembro de 1998, ocorreu uma explosão em uma usina de gás da Esso em Longford, perto Melbourne, Victoria, Austrália, que matou dois operários e interrompeu o fornecimento de gás para o estado de Victoria por mais de duas semanas. Por causa das perdas econômicas e os transtornos causados, foi uma montada uma Comissão Real - o mais poderoso nível de investigação australiana para averiguar o acidente.
Refinaria da Esso em Longford em chamas após a explosão.
A sequência de eventos que causaram o acidente começou com o mau funcionamento de uma válvula de derivação que permitiu condensado a se espalhar para outros partes do sistema, levando a parada por várias horas das bombas de óleo quente.
Interrompido o fluxo de óleo quente, a temperatura do permutador, que trabalhava normalmente com 100°C, baixou para -48°C. Foi observado antes do acidente, gelo na superfície exterior do casco do permutador.
A queda acentuada da temperatura do trocador de calor, fabricado em aço, foi provavelmente devido à presença do líquido de resfriamento do próprio permutador.
Os operadores em seguida, erraram ao reiniciar o fluxo de óleo quente para o trocador de calor. Quando a bomba retornou a funcionar, injetou novamente óleo quente no permutador de calor causando um choque térmico com diferencial de temperatura de 150°C em um material (aço) já fragilizado pela baixa temperatura.
A tensão térmica resultou na fratura por fragilização à frio do casco do permutador. O rompimento súbito do casco liberou uma nuvem estimada em mais de 10 toneladas de gás inflamável, e subsequentemente deu-se a ignição causada por um aquecedor próximo.
A explosão e os incêndios vitimaram fatalmente 02 trabalhadores e feriram 08. Os incêndios perduraram dois dias e o fornecimento de gás para grande parte da Austrália ficou interrompido por quase três semanas, afetando uma população de cerca 4 milhões.
A interrupção do fornecimento de gás

Relacionados

  • Tecnologia
    98834 palavras | 396 páginas