Elem Maq atps 1e2

428 palavras 2 páginas
ETAPA 1 / Aula-tema: a perspectiva de prevenção da falha

Passo 1: Definição dos Dados de Carga

Somatória dos R.A.s dos alunos participantes:
= TOTAL (22); logo, algarismo final da somatória = 2.
Do quadro 1 das instruções do ATPS: Valor Carga: 3000 lbf.

Passo 2: Pesquisa dos tópicos indicados:

1. Deformação Elástica
Caracterizada pelo retorno do corpo deformado ao seu estado original quando retirada a tensão aplicada sobre este, desde que essa força não seja superior a sua tensão de elasticidade, dada pela Lei de Hooke (F = k . Δt ), sendo k = constante de elasticidade do material em estudo, ou Módulo de Young.
2. Escoamento
Ocorre quando ultrapassada a tensão limite da elasticidade, ocorrendo então a deformação plástica.
3. Indentação
Marca feita na peça durante ensaio de dureza, uma das bases de análise para levantamento das características do material.
4. Fratura Frágil
A fratura ocorre quando os materiais se rompem ao serem submetidos a uma tensão maior que aquela sua máxima de elasticidade. A fratura frágil caracteriza-se pela microtransferência de trincas sem a presença de deformação do material, ao contrário da fratura dúctil onde fica evidenciado que o material deformou antes de fraturar.

5. Fadiga
Caracteriza-se pela redução da capacidade de carga do material, gradativamente, ao longo do tempo. A variação de cargas e tensões no material provocam deformações plásticas pontuais que lentamente causam a deterioração do mesmo formando trincas. Estas crescem a cada ciclo, a cada tensão aplicada, até atingirem um ponto crítico onde ocorre a fratura final, em geral de forma brusca e de repente.
6. Corrosão
É a deterioração do material por efeito de ação química ou eletroquímica do meio onde está. Esforços mecânicos podem contribuir e acelerar o processo. É a tendência do material em retornar ao seu estado natural, do ponto de vista químico.
7. Desgaste
O desgaste é caracterizado pela deterioração do material por meio de atrito. Em uma

Relacionados