ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NA ARGENTINA E PARAGUAI E AS IMPLICAÇÕES DOS CANDIDATOS FAVORITOS AOS INTERESSES DO BRASIL.

Páginas: 7 (1739 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NA ARGENTINA E PARAGUAI E AS IMPLICAÇÕES DOS CANDIDATOS FAVORITOS AOS INTERESSES DO BRASIL.


Pré-projeto de pesquisa elaborado como exigência de avaliação na disciplina Método e Técnica de Pesquisa, do curso de Relações Internacionais, série 2º turma A da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas do Centro Universitário Fundação Santo André.

Orientadora:Profa. Dra. Neusa Romero Barazal



SANTO ANDRÉ – SP
OUTUBRO / 2007

SUMÁRIO


1 tema e o problema da pesquisa.......................... 1

objetivos gerais da PESQUISA............................. 2

objetivos específicos da pesquisa................... 3

justificativa ............................................................... 4

teorias e conceitos a serem utilizados.........5

6 Hipóteses da pesquisa............................................ 6

7 Métodos e técnicas a serem utilizados na pesquisa................................................................................. 6

8 Cronograma de atividades................................... 7

9 REFERÊNCIAS..................................................................7



TEMA E O PROBLEMA DAPESQUISA

Tema

Estados nacionais, estados, nações e regionalismos.

Problema

A problemática da pesquisa será: Eleições presidenciais da Argentina e Paraguai e como o Brasil pode defender seus interesses numa provável eleição candidatos Cristina Kirchner e Fernando Lugo da Argentina e Paraguai respectivamente?

OBJETIVOS GERAIS DA PESQUISA

Eleições é um processo que sempre mobiliza umanação, principalmente se ela for presidencial. Mas em um mundo onde os Estados nacionais estão conglomerados em blocos econômicos, os pleitos afetam cada vez mais não só o país cuja eleição está ocorrendo mas também a sua vizinhança. Isso ficou evidente nas eleições na França em relação à UE e o Mercosul não fica fora dessa tendência.
Com a proximidade das eleições presidenciais na Argentina marcadapara o final deste mês e no Paraguai em abril de 2008, está aberto a caça ao voto nestes dos países. Na Argentina segundo a Agência Estado, a senadora e Primeira-Dama Cristina Fernández de Kirchner não só lidera como ganharia em primeiro turno do pleito com 44,6% dos votos. Em segundo lugar, ficaria a ex-deputada da oposição Elisa Carrió, da Coalizão Cívica, com 13,6% dos votos. Em terceiro, oex-ministro da Economia do governo Kirchner, ­Roberto Lavagna, do UNA, que receberia 11,3% da votação nacional. (Agência Estado)1. No Paraguai o ex-bispo Fernando Lugo candidato da oposição da aliança Concertación encabeça as pesquisas eleitorais e o favorito a vencer o pleito eleitoral em seu país marcado para abril de 2008 podendo assim encerrar uma hegemonia do Partido Colorado que está no poder asessenta anos. Ambos em comum, um discurso ríspido em relação ao Brasil e a cogitação de rigidez nas relações diplomáticas.
Essas eleições são primordiais para o Brasil já que a Argentina é o Principal parceiro comercial no Mercosul e os paraguaios é o sócio da Hidrelétrica Itaipu Binacional, alvo de críticas do principal candidato da eleição paraguaia Fernando Lugo que não aceita o preço que oBrasil paga pela sobra de energia da cota a qual pertence aos paraguaios e também é pais estratégico do Governo brasileiro para o desenvolvimento do programa de biocombustíveis.
Argentina e Paraguai passam por momentos distintos. Na eleição argentina o quadro eleitoral está praticamente definida, pois se as urnas confirmarem o que divulgam as pesquisas, Cristina Fernándes de Kirchner será eleitaPresidente em primeiro turno. Também será a garantia da continuidade da política praticada pelo seu marido Nestor Kirchner, aprofundando reformas políticas já iniciadas pelo atual presidente. Segundo o periódico Le Monde Diplomatique Brasil, Fernándes propôs:

a "reconstrução do Estado constitucional democrático" e o "pacto institucional" entre capital e trabalho, mediado pelo Estado, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NA ARGENTINA E PARAGUAI E AS IMPLICAÇÕES DOS CANDIDATOS FAVORITOS AOS INTERESSES DO...
  • ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NA ARGENTINA E PARAGUAI E AS IMPLICAÇÕES DOS CANDIDATOS FAVORITOS AOS INTERESSES DO BRASIL.
  • Eleições Presidenciais no Brasil durante a República Populista
  • Eleições presidenciais
  • Resumo sobre eleiçoes presidenciais
  • Reforma política: Lista fechada de candidatos e eleições parlamentares no Brasil
  • Eleições presidenciais nos eua
  • eleições presidenciais e partidos politicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!