Eleição e Predestinação

Páginas: 47 (11631 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
CURSO DE TEOLOGIA
ALUNA: ALISSANDRA BEZERRA
PESQUISA SOBRE OS TEÓLOGOS DO CRISTIANISMO QUE FALAM SOBRE ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO
A Falácia da Teoria da Predestinação e da Divina Eleição
< Romanos 8:28-30 >
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também ospredestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.”
Deus realmente só escolheu alguns de nós?
Não. Ele escolheu a todos nós em Jesus Cristo.
A teoria teológica da predestinação e divina eleição,que é uma das teologias básicas que compõe a doutrina cristã, tem levado muitos que querem crer em Jesus a entender errado a palavra de Deus. Esta teoria tem causado muita confusão.
O que a teologia diz sobre a predestinação é que Deus elegeu as pessoas que Ele ama enquanto condenou aqueles que Ele não gosta. Isto significa que alguns foram eleitos e são nascidos de novo da água e do Espírito eaceitaram o céu, enquanto os outros que não foram eleitos estão destinados a queimar no inferno.
Se Deus de fato elege alguns de nós, não poderíamos evitar permanecer agonizando sobre a pergunta, “Eu fui eleito para a salvação?” Se não fomos eleitos, é inútil para nós crermos em Jesus. Portanto, essa teoria tem feito muitas pessoas pensarem se elas foram eleitas por Deus, em vez de pensarem sobresua própria fé.
Se crermos nisso, como poderemos ser libertos das dúvidas e crer apenas em Deus? Como confirmamos que Deus realmente nos elegeu? Ele seria bom somente para aqueles eleitos, apesar de dizer, “É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios?” (Romanos 3:29)
Porque muitas pessoas entendem errado o significado da predestinação e divinaeleição, elas temem ser destruídas apesar de crerem em Jesus.
Efésios 1:3-5 diz, “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, pormeio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.”
Portanto, nós devemos rever o conceito da predestinação e divina eleição. Devemos primeiramente entender o que a Bíblia fala sobre predestinação e divina eleição e fortalecer a nossa crença na salvação através da água e do Espírito.
O que Romanos nos diz? Alguns teólogos desenvolveram a teoria infundada da “eleição incondicional.” Entãoa teologia é Deus? A teologia em si não é Deus.
Mesmo antes da criação do mundo, Deus escolheu toda a humanidade em Jesus Cristo e guardou na mente o desejo de salvar todos nós, nos tornando justos. Jesus nos ama incondicionalmente. Não O faça um Deus discriminatório. Os não crentes têm fé em seus próprios pensamentos, mas os crentes colocam a base da sua fé na palavra escrita de Deus.
Divinaeleição no Antigo Testamento
A teoria da eleição incondicional é verdadeira?
Não. Nosso Senhor não é um Deus intolerante. Deus escolheu todos os pecadores em Jesus, não apenas alguns poucos eleitos.
Em Gênesis 25:21-26, nós lemos sobres os dois filhos de Isaque, Esaú e Jacó. Deus escolheu Jacó enquanto os dois filhos de Isaque ainda estavam na barriga da sua mãe.
Aqueles que entendem erradoa palavra de Deus tomam isso como base da teoria da eleição incondicional. Isso é como misturar um deus de destino com o Cristianismo.
Se nós cremos que Deus nos escolhe com base na “eleição incondicional”, e não em Jesus Cristo, então é o mesmo que adorar um deus de destino e ídolos. Deus não é um desses. Se nós estivéssemos crendo em um deus de destino, estaríamos negando o plano de Deus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Predestinação
  • Predestinação
  • O que é eleição?
  • Eleiçaõ
  • Predestinação.
  • PREDESTINAÇÃO
  • Predestinação
  • Predestinação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!