Elefant Ase

411 palavras 2 páginas
ELEFANTÍASE

DEFINIÇÃO:
A elefantíase, ou Filariose, é uma doença parasitária que afeta a circulação linfática. Esta infecção é causada por um nematódeo que promove uma reação inflamatória nos vasos linfáticos, causando uma obstrução funcional e fazendo com que a perna afetada, por exemplo, fique muito dilatada - assemelhando-se a pata de um elefante.

FISIOPATOLOGIA:
A elefantíase é uma doença de diagnóstico tardio porque evolui muito lentamente ao longo dos anos. O agente causador vai multiplicando-se dentro do indivíduo, mas gera sintomas que podem ser confundidos com outras doenças. O principal sintoma que é o inchaço exagerado dos membros pode ocorrer muito tempo depois da contaminação.

FORMAS MAIS
FREQUENTES:






Elefantíase das pernas: O edema começa no dorso do pé e chega até o joelho, mas dificilmente chega aos quadris.
Elefantíase do saco escrotal e do pênis: é uma das manifestações mais frequentes, com grande crescimento destas partes.
Elefantíase de braços, mamas ou vulvas: são zonas mais raramente afetadas com mudanças na pele semelhantes as das pernas. QUADRO CLÍNICO:
Os sintomas mais presentes nessa doença são:  Febre elevada;
 Dor de cabeça;
 Dor muscular;
 Intolerância à luz;
 Coceira pelo corpo;
 Pericardite;
 Linfedema dos braços, pernas, mamas ou escroto; 

ESTATÍSTI
CA:
Mais de 120 milhões sofrem da doença, sendo que mais de
40 milhões se encontram gravemente incapacitados ou apresentam deformações. Dos infectados, um terço vive na Índia, um terço na África e o restante na Ásia,
Pacífico Ocidental e

TRATAMENTO:
A Filariose tem cura e seu tratamento é feito basicamente com a ministração de medicamentos como o Dietilcarbamazina e a
Ivermectina, Albendazol, substâncias utilizadas especificamente no tratamento da doença. O tratamento visa, principalmente, prevenir a evolução do quadro do paciente e corrigir as alterações e deformações causadas pela Filariose.
Em casos muito graves, onde a deformação foge do controle e o
membro

Relacionados

  • Elefant ase SCL
    965 palavras | 4 páginas