Electricidade Magnetismo 121031202925 Phpapp01

5747 palavras 23 páginas
Magnetismo e Electromagnetismo

ATEC, entidade formadora acreditada pelo Ministério das Actividades Económicas e do Trabalho
Magnetismo

O magnetismo desempenha um papel fundamental em inúmeras aplicações de equipamentos eléctricos e electrónicos utilizados na indústria em investigação e nas próprias habitações. Motores, geradores, transformadores, computadores, televisão, e telefones são alguns dos equipamentos em que os efeitos magnéticos são utilizados.
Há relatos históricos que indicam que os fenómenos magnéticos são conhecidos desde os tempos remotos. Conta-se que, há mais de 2000 anos em Magnésia ( cidade da Ásia Menor , se observou que um determinado minério de ferro ( posteriormente chamado de magnetite ) tinha a propriedade de atrair o ferro. A essa propriedade deu-se o nome de magnetismo.

Ímanes

Actualmente sabe-se que o principal constituinte da magnetite responsável por tal propriedade, é o óxido de ferro ( Fe3O4 ) – Este mineral constitui um íman natural.
Entretanto, descobriu-se que friccionando, sempre no mesmo sentido, um pedaço de ferro com um íman natural, ele adquiria propriedades magnéticas idênticas às da magnetite. Construíram-se, então, ímanes artificiais. O mesmo resultado pode ser obtido mais comodamente utilizando uma corrente eléctrica.
Os ímanes podem apresentar diversas formas, apropriadas ás aplicações a que se destinam. Há imanes em U, agulha magnética, barra, anel, ferradura, etc.

Figura - Tipos de ímanes

Tomemos nota de algumas características dos ímanes, as quais se podem verificar com facilidade:

Atraem a limalha de ferro mais intensamente nas extremidades. Estas regiões são denominadas de pólos.

Figura - Localização dos pólos de um íman.

Quando suspensos ou apoiados de forma a que fiquem em equilíbrio na horizontal, longe de qualquer outro íman, orientam as suas extremidades numa direcção Sul - Norte geográfico.
Devido a este facto, as extremidades de um íman são

Relacionados