electomagnetismo

1287 palavras 6 páginas
Índice
1. Introdução 2
2. Experiência de Oersted 3
3. Experiência de Faraday 4
a) Simulação do experimento 4
4. Importância do Electromagnetísmo 5
5. Conclusão 6
6. Bibliografia……………………………………………………………………………………………………………………………………. 7

a) Introdução

Depois de Gardano, William Gilbert, em 1600, após realizar estudos sistemáticos sobre o magnetismo e a eletricidade, enfatizou a diferença entre os efeitos do âmbar e do ímã. Assim, os fenômenos que ficariam conhecidos como elétricos (relacionados ao âmbar) e os conhecidos como magnéticos (relacionados ao ímã) passaram a ser estudados de forma distinta, praticamente sem qualquer ligação.

Essa situação persistiu durante muito tempo e alguns nomes se destacaram em pesquisas sobre a eletricidade, porém, nenhum deles conseguiu estabelecer - ou procurava estabelecer - uma ligação entre fenômenos elétricos e magnéticos.

As descobertas das leis do eletromagnetismo são fatores históricos de demasiada importância e a maior parte de todo o desenvolvimento tecnológico que desfrutamos atualmente é reflexo direto da descoberta deste fenômeno físico. Motores, telefones celulares, computadores, televisões são um dos poucos exemplos de itens que existem graças ao eletromagnetismo e que podem ser considerados indispensáveis nos dias de hoje.

b) Experiência de Oersted

Os gregos, porém, não conseguiram uma explicação comum para os dois fenômenos, ainda que tenham percebido algumas diferenças entre eles: o âmbar, por exemplo, depois de certo tempo perdia sua propriedade de atração e necessitava ser atritado novamente; já o ímã sempre atraía determinados corpos e não necessitava de atrito algum. Os tipos de materiais atraídos ou repelidos também eram diferentes em alguns casos.

Tal situação começou a ser modificada quando o professor e pesquisador Hans Christian Oersted (1777-1851), nascido na Dinamarca, realizou a experiência que representa um marco no estudo da eletricidade e

Relacionados