Eleática

Páginas: 9 (2098 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Escola Eleática

Os primeiros filósofos pré-socráticos de Eléia – hoje Castellmare, pequena cidade italiana, próxima de Nápoles – foram Xenófanes de Colófon (570 – 475 a.C.), o primeiro, que originou a escola de Eléia, Parmênides, Zenão e Melisso de Samos.
Existiam duas escolas: eleática e pitagórica. Ambas fundadas por homens migrantes da jônia (Xenófanes de Colófon e Pitágoras de Samos,respectivamente). Entre os motivos da migração, se destaca o domínio do Império Medo-Persa na Ásia menor.
Ambas eram extremamente racionalistas, diferente da escola Jônica. Porém, enquanto a Eleática se dedicava mais à metafísica e filosofia do ser, a pitagórica priorizava a matemática.
Os Eleatas procuravam uma verdade imutável que só podia ser alcançada por reflexões filosóficas. Ignoravam osnossos sentidos, pois estes poderiam atribuir percepções irreais. Utilizavam argumentos objetivos que partiam de premissas.














Zenão

Zenão de Eleia nasceu por volta do ano de 489 a.c. era discípulo de Parmênides e defensor árduo de seu pensamento.
Zenão inventou os paradoxos (para = contra; doxa = opinião), que permitiam a ele refutar as teses apresentadas como merasopiniões, vias do não ser, características das confusões causadas pela percepção humana. Assim, remetia toda definição a uma exigência de não contradição, o que mais tarde seria desenvolvido, junto com o princípio de identidade de Parmênides, na lógica de Aristóteles.
Um dos exemplos clássicos dos paradoxos de Zenão é o da corrida entre Aquiles (o herói mais veloz da mitologia grega) e a tartaruga.Segundo Zenão, numa disputa entre os dois, se fosse dada uma pequena vantagem à tartaruga, Aquiles jamais a alcançaria. Isso porque se o espaço é divisível ao infinito, Aquiles sempre deveria passar por um ponto dividido entre o infinito e o ponto de partida, ou seja, o espaço será sempre dividido pela metade, impossibilitando o movimento. Isso significa que em tempo finito, jamais alguém poderápercorrer uma distância infinita.
Com esse tipo de argumento, Zenão mostrava a insustentabilidade das teses dos defensores do Mobilismo e defendia a posição do seu mestre de que pensamento, ser e linguagem guardam uma relação íntima de tal modo que o nosso conhecimento só pode ser concebido se seguidas as leis lógicas da razão. A importância desse modo de pensar a realidade prevaleceu durantemilênios e só foi resolvida com a física Newtoniana, que descreve o movimento em relação a um referencial. Devemos lembrar que para os antigos, os números (naturais) representavam as coisas materiais e pensar o ser como um já era um alto poder de abstração.

Xenófanes

Xenófanes era filho de Déxio (ou Ortomenes) e nasceu em Cólofon, na Iônia, por volta de 570 a.C. quando contava com cerca de 25anos, teve de emigrar devido à invasão persa. Visitou então várias cidades da Sicília e é possível que tenha estado também em Eléia. Teve vida longa e faleceu por volta de 475 a.C. com mais de noventa anos.
Sua principal atividade era, aparentemente, a poesia, mas alguns de seus poemas têm importante conteúdo filosófico. Ao contrário dos Milesianos, escrevia sempre em versos, dos quais nos restamdiversos fragmentos.
Xenófanes, aliás, é o primeiro dos filósofos pré-socráticos de quem temos quantidade considerável de fragmentos (quarenta e um).
Embora Aristóteles tenha atribuído a ele a fundação da escola Eleática de filosofia, representada por Parmênides, Zênon e Melisso, não há dados seguros que apoiem essa afirmação. O pensamento de Xenófanes, além disso, tem semelhanças muitosuperficiais com o dos Eleatas.
A importância de Xenófanes para a filosofia reside principalmente no espírito crítico e no ceticismo com que encarava o antropomorfismo e moralidade das divindades gregas, e também as limitações do conhecimento humano. Através de seus versos criticou asperamente o hábito humano de representar as divindades à sua própria semelhança e foi, também, o primeiro filósofo grego...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola Eleática
  • escola eleatica
  • Escola Eleatica
  • ESCOLA ELEÁTICA
  • Escola eleática
  • Eleatica Val
  • A escola Eleática
  • Os Gregos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!