Elastomeros
Os elastômeros (normalmente conhecidos como borrachas) são tipos específicos de termofixos que apresentam elevado grau de elasticidade. Um elastômero pode ser tracionado, ou seja, alongado, e atingir um comprimento até duas vezes maior que o original. As cadeias de moléculas são emaranhadas e têm tendência ao alinhamento quando submetido à tração, mas retornam a sua forma original quando liberadas. São passíveis de adições químicas e tratamentos físicos para melhorar suas características.
No princípio...
Os polímeros, macromoléculas formadas por unidades repetitivas, são divididos em, basicamente, duas categorias: os termoplásticos e os termofixos. * Termoplásticos: São polímeros que possuem a característica de, após aquecidos e moldados, poderem ser reaquecidos e remoldados (com degradação, obviamente, mas ainda assim, remoldados). * Termofixos: Não podem ser remodelados, depois de uma vez conformados. Apresentam maior resistência mecânica e a altas temperaturas do que os termoplásticos.
Tipos de elastômeros
Os elastômeros podem ser divididos em dois principais grupos: os elastômeros de origem natural e os elastomeros de origem sintética. * Os elastômeros de origem natural são encontrados na natureza na forma de meros, que posteriormente passam pelo processo de polimerização, tornando-se resinas elastoméricas. Comercialmente é conhecido como NBR. * Os elastomeros de origem sintética podem ser formados de dois modos: um deles é polimerizando o isopreno (2-metil-1.3-butadieno) obtendo-se a comercialmente conhecida SBR; e o outro é polimerizando um, dois ou mais monômeros, do qual obtem-se polímeros formados por mais de um mero - os copolímeros. Elastômeros de Origem Natural
Esse tipo de elastômero provem quase totalmente das Seringueiras amazônicas (Hevea brasiliensis) e seu principal representante é o látex, também chamado de borracha natural.
O látex da Seringueira precisa ser