Elasticidade e suas aplicações

Páginas: 2 (490 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
UVIVERSIDADE CATOLICA DE PELOTAS
CIENCIAS ECONOMICAS E EMPRESARIAIS
CURSO DE GRADUAÇÃO DE CIENCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA DE ECONOMIA INDUSTRIAL

TRABALHO SOBRE CONCENTRAÇÃO INDUSTRIALConcentração Industrial

1. Resumo

O capítulo 04 explica a noção de estrutura de mercado que desempenha um papel fundamental dentro do influente paradigma daestrutura-conduta-desempenho. Nesse sentido, a quantificação do componente estrutural, em termos de medidas sintéticas ainda encontra ampla utilização em Economia Industrial.

As aplicações empíricasfrequentemente se amparam em medidas de concentração deficientes, o que serve de motivação para uma apresentação comparativa das principais medidas empregadas em estudos na área.

Este capítulo pretendefornecer também uma introdução às principais medidas de concentração usualmente utilizadas, indicando os méritos relativos desses diferentes indicadores. O capítulo está organizado da seguinte forma: asegunda seção apresenta três medidas de concentração e discute suas propriedades A terceira seção apresenta uma ilustração empírica das medidas de concentração para setores industriais selecionados naeconomia brasileira recente. Finalmente, a quarta seção compara os méritos relativos das diferentes medidas segundo critérios levantados na literatura.

Medidas de Concentração (IC) – Pretendemfornecer um indicador sintético da concorrência existente em um determinado mercado.Quanto maior o valor da concentração, menor é grau de concorrência entre as empresas, e mais concentrado (em uma oupoucas empresas) estará o poder de mercado virtual da indústria.

Razões de Concentração (CR) – É um índice positivo que fornece a parcela de mercado das “k” maiores empresas da indústria. Ou seja,quanto maior o valor do índice, maior é o poder de mercado exercido pelas “k” maiores empresas.

Índice de Hirschman-Herfindahl (HH) – Trata-se de um índice positivo que eleva casa parcela de mercado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Elasticidade E Suas Aplicacoes
  • Elasticidade
  • Elasticidade
  • Elasticidade
  • Elasticidade
  • Elasticidade
  • Elasticidade
  • Elasticidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!