Elasmobrânquios

Páginas: 10 (2356 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
ELASMOBRANQUIOSIntrodução
Tubarões, e raias que compõem juntos um número entre 900 a 1150 espécies conhecidas estão presentes em áreas de oceano e de água doce, tendo preferência por águas mais geladas e que juntos formam o grupo chamado elasmobrânquios.
Podem ser de tamanhos e formatos diferentes, passando de um colossal tubarão branco (Carcharodon carcharias) a um tubarão lanternaanão (Etmopterus perryi), entretanto, todos os elasmobrânquios compartilham algumas características chaves em comum, podendo estas ser citadas como, esqueleto composto por um forte e flexível e leve material chamada de cartilagem ao invés de ossos, fazendo deles juntamente com outro grupo de peixe chamado Chimaeriformes diferentes nesse quesito ao se comparar com qualquer outro grupo de peixes,fileiras de dentes de dentes substituíveis e um número de 5 a 7 fendas branquiais em cada lado do corpo.
Vale lembrar que estas criaturas são extremamente antigas, tendo sido documentado o fóssil do mais antigo elasmobrânquio descoberto possuindo pelo menos 400 milhões de existência.
Possuem também muitos sentidos altamente desenvolvidos, incluindo uma incrível capacidade de perceber pequenasmudanças de eletricidade ao seu redor. Muitos tubarões inclusive se utilizam desta habilidade para encontrar suas presas, bem como encontrar seu caminho no meio de águas escuras. Em alguns elasmobrânquios até mesmo se utilizam desta habilidade a fim de encontrar parceiros disponíveis para acasalamento.
Em razão desta grande percepção elétrica esses animais se tornaram habilidosos caçadores, servido depredadores supremos de suas cadeias alimentares, mantendo seu ambiente em apropriado balanço.
A presença humana perto de seus ambientes aquáticos gera um impacto extremamente negativo em sua população ao redor do mundo, isto porque além de serem consumidos como alimentos em muitos países, muitas vezes se veem vítimas de redes de arrasto e outros mecanismos de pesca utilizados atualmente. Levandotambém em consideração a baixa taxa de crescimento populacional, aliada ao amadurecimento sexual tardio, eles possuem uma grande dificuldade de alcançar a recuperação em suas populações.
Habitat
Por serem animais extremamente sensíveis cada espécie possui predeterminados os fatores abióticos característicos que possibilitam a sua sobrevivência. Em geral são animais com hábitos oceânicos,entretanto, existem algumas espécies especializadas de água doce. Alguns sobrevivem em zonas de plataforma continental como o Carcharodon carcharias (tubarão-branco), locais onde a água é menos profunda. Já o Rhincodon typus (tubarão-baleia) vivem dispersos em oceano quentes de clima tropical, apresentando dieta basicamente filtradora. O Charcarias taurus (tubarão-touro) é um exemplo de espécie deambiente de água doce tendo uma dieta composta basicamente de outros peixes menores e ósseos.
-61849014478016592551339853917315111760-6191251635760Charcarias taurus
Charcarias taurus
18097501646555Rhincodon typus
Rhincodon typus
38138101646555Carcharodon carcharias
Carcharodon carcharias

Modos Reprodutivos
A reprodução dos elasmobrânquios pode ser dividida em sete modos baseados a partirda nutrição embrionária. Atualmente são considerados para este grupo os seguintes modos de reprodução caracterizados abaixo:
Oviparidade Estendida – Também conhecida como “oviparidade única”; ocorre quando ovos pareados são postos, um em cada oviduto, os embriões então se nutrem basicamente do saco vitelino e tendo maior parte do seu desenvolvimento fora do corpo da mãe; A membrana do ovo éesclerotizada e forma uma bolsa de colágeno rica em enxofre que possui propriedades anti-incrustantes. Este tipo de desenvolvimento é encontrado em tubarões-zebra (Heterodontiformes) e maior parte dos tubarões-gato (Scyliorhidae).
-1398332600325Bolsas do de dois ovos rajoids prolongados, sendo o primeiro da esquerda para a direita pertencente à pequena espécie (Leucoraja erinacea) e o segundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Elasmobrânquios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!