Elamentoa químicos

Páginas: 5 (1219 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
ELEMENTOS QUÍMICOS
Os elementos químicos também podem ser classificados de acordo com as suas propriedades físicas nos seguintes grupos:

METAIS – Eles constituem a maioria da tabela periódica .São bons condutores de eletricidade e calor,são maleáveis e dúcteis, possuem brilho metálico características e são sólidos com excessão do mercúrio.
LÍTIO (Li)-
SÓDIO (Na)- Auxilia o equilíbriohídrico,a transmissão dos impulsos nervosos, o relaxamento muscular e a contração muscular.Suas fontes são sal,azeite e algas marinhas.

POTÁSSIO (K)- Auxilia na transmissão do sistema nervoso, na contração muscular,na pressão sanguínea,no equilíbrio hídrico (é o equilíbrio entre a água que é ingerida e a que é perdida na respiração.transpiração, urina a fezes).Participa de proteínas, do metabolismoenergético e da síntese de glicogênio.Suas fontes são: carnes,frutas,legumes,batatas.grãos e cereais.
RUBÍDIO (RB) –
CÉSIO (CS)-
FRÂNCIO (FR) –
BERÍTIO (Be) – É o maior metal e é obtido mediante a redução do fluoreto de berítio com magnésio ou pela aletrólise de tetrafluoreto de berílio.É aplicado em ligas metálicas, em naves espaciais e na fabricação de molas.
MAGNÉSIO (Mg)-Auxilia nacontração muscular e no metabolismo energético.Suas fontes são cereais,vegetais,figo,maçã, nozes, frutos do mar e grãos integrais.
CÁLCIO (Ca) – 90% do cálcio são armazenados nos ossos.Auxilia na formação dos ossos, dos dentes, na coagulação sanguínea, na transmissão de impulsos nervosos,nos batimentos cardíacos,na regulação da contração muscular,na regulação da pressão arterial e sistema imunológico.ESTRÔNCIO (SR)-
BÁRIO (BA)-
RÁDIO (Ra) -
ESCÂNDIO (SC) –
ITÍRIO (Y) –
TITÂNIO (Ti)- É extraído de minerais como o rutilo e a llmenita.
ZIRCÔNIO (ZR) –
HÁFINIO (HF) –
RUTERFÓRDIO (RF) –
VANÁDIO (V) –
NIÓBIO (NB) –
TANTÁLIO (TA)-
DÚBNIO (DB)-
CROMO (CR) –
MOLIBDÊNIO (MO) –
TUNGSTÊNIO (W) –
SEABÓRDIO (SG) –
MANGANÊS (MN)-
TECNÉSIO (TC)-
RÊNIO (RE) –
BÓHRIO (BH)-
FERRO (Fe)– É um componente da hemoglobina, da mioglobina e de enzimas do sistema respiratório.Sua ausência provoca anemia.É absorvida apenas 10% pelo organismo e por isso é necessário á ingestão de vitamina C para que sua absorção atinja 40%.
ZIRCÔNIO (Zr)-
ÓSMIO (Os)-
HÁSSIO (Hs) –
COBALTO (Co)-
RÓDIO (Rh)-
IRÍDIO (Ir)-
MEITENÉRIO (Mt)-
NÍQUEL (N) – É usado na fabricação de aço inoxidávelustênico e também na produção de outras ligas metálicas e baterias recarregáveis,reações de catálise,cunhagem de moedas e revestimentos metálicos e fundição.
PALÁDIO (Pd)-
PLATINA (Pt) –
UNÚNIO (Uun)-
COBRE(Cu)- Age na formação da hemoglobina (pigmento vermelho do sangue). Suas fontes são lentilha , passas , fígado , ervilhas , amendoim, nozes , etc.
PRATA (Ag)-
OURO (Au)-
UNÚMBIO (Uuu)-
ZINCO(Zn) – Auxilia o sistema imunológico, facilita a cicatrização e é componente das enzimas digestórias. Suas fontes são carnes em geral , fígado,ovos,mariscos,castanha do Pará, ervilha e peixes.
CÁDMO (Cd) –
MERCÚRIO ( Hg) –
ANÚMBIO (Uub)-
ALUMÍNIO (Al) – Utiliza – se o alumínio para a fabricação de espelhos de telescópio, em substituição aos de prata.
GÁLIO (Ga) -
ÍNDIO (In)-
TÁLIO (Ti)-ESTÂNIO (Sn) –
CHUMBO (Pb) –
BISMUTO (Bi) –
LANTÂNIO (La)-
ACTÍNIO (Ac) –
CÉRIO (Ce) – Elimina poluentes derivados do petróleo,acelera a combustão para não aparecer a fuligem,que é a principal responsável pela poluição atmosférica.
TÓRIO (Th) –
PRASEODÍMIO(Pr) –
PROTACTÍNIO ( Pa) –
NEODÍMIO (Nd) –
URÂNIO (U) –
PROMÉCIO (Pm) –
NETÚNIO (Np) –
SAMÁRIO (Sm) –
PLUTÔNIO (Pu) –
EURÓPIO (Eu)–
AMERÍCIO (Am) – É altamente radioativo,e emite raios gama e partículas alfa. É utilizado na produção de nêutron para sondas analíticas devido ao alto poder de penetração da radiação emitida pelo amerício são mais penetrantes que os raios x.
GADOLÍNIO (Gd) –
CÚRIO (Cm) –
TÉRBIO (Tb) –
BERQUÉLIO (Bk) –
DISPRÓSIO (DY) –
CALIFÓRNIO (Cf) –
HÓRMIO (Ho) –
EINSTÊNIO (Es) –
ÉRBIO (Er) –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • químico
  • Quimico
  • Quimico
  • Quimico
  • Químico
  • Químico
  • quimicos
  • Químico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!