Elaiaa

345 palavras 2 páginas
...

sses votos ilegais. Indignados, políticos do Kansas, separam-se e formam e formam um Legislativo próprio e elegem para si um novo governador.

A partir de agora, “a casa” estava, de fato, dividida.

O debate sobre a escravidão seria a grande questão das eleições de 1860.

Lincon vence as eleições. Novos rumos seriam tomados na história norte-americana.

A maior parte dos sulistas ficou irritada com a eleição de Lincon, já alguns nortistas o viam como conservador, na medida em defendia abertamente uma luta para terminar com o regime escravista. O presidente pode ser considerado um antiescravista, mas nunca um abolicionista aberto e declarado. Os senhores do Sul, queriam a expansão da escravidão para Oeste.

Acreditavam que, desde que o tráfico de escravos fora abolido em 1808 e que a redução natural de escravos não era suficiente para atender à demanda por mão-de-obra, a única forma de aumentar a escravidão, era expandi-la para novas terras. A ideia de separação do Sul ganhava corações e mentes das elites sulistas. Lincon, portanto, foi o estopim necessário para o início formal das hostilidades entre as duas regiões.

Convocando uma convenção, a Carolina do Sul anulou sua ratificação da constituição federal. Isso provocou o desespero de alguns políticos. Em pouco tempo, outros estados, se declaram separados da União, formando os chamados Estados Confederados da América e elegendo Jefferson Davis como seu presidente.

O início dos conflitos militares se deu em Charleston, na Carolina do Sul, onde situava um forte de tropas da União, o Sumter.

No início, o clima de otimismo parecia tomar conta das duas regiões. O Norte imaginava uma guerra curta e fácil, confiando em sua superioridade técnica, e os sulistas, por sua vez, pareciam esquecidos dos enormes contingentes e da superioridade em recursos que teriam que enfrentar. Os negros não podiam integrar no exército sulista.

Grandes nomes da estratégia militar dos Estados Unidos lutavam ao lado

Relacionados