ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO INTREGADO SOBRE O FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”

13416 palavras 54 páginas
AV2 – ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO INTREGADO SOBRE O FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”

Ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2008, “Entre os Muros da Escola”, Busca desvendar o dia-a-dia de uma escola no subúrbio de Paris. Fazendo uso de técnicas de documentário, o filme mostra força ao tratar de problemas educacionais que vão além da realidade francesa, o filme pode ser visto como importante desafio colocado à mesa dos educadores de hoje. O filme rodado no ambiente escolar mostra o universo de uma instituição onde o grupo de alunos entre 13 e 15 anos com seus anseios, medos, incertezas próprias da idade, composto por negros africanos, latinos americanos, asiáticos e franceses. A narrativa concentra-se em uma turma de 7º ano, mais precisamente na aula de francês, ministrada por François Marin, e desdobra-se entre as relações diárias que se dão por alunos, direção, professores, pessoal de apoio entre outros. O professor François Marin, tem como objetivo faz com que os alunos, além de aprenderem o idioma francês, comportem-se como uma turma homogênea, tarefa não alcançada e de difícil execução, visto a multiplicidade comportamental da classe, pela formação cultural, econômica e, sobretudo racial.
Dessa forma, Aquino (1996) discute que:

“a escola passa a receber sujeitos não homogêneos, provindos de diferentes classes sociais, com diferentes histórias de vida e com uma “bagagem” que, muitas vezes é negada pela escola.”(AQUINO,1996)

O professor se mostra dedicado, no entanto, esbarra na resistência a cultura escolar por parte dos seus alunos, Esta resistência aparece em sala de aula envolvendo o Marin, e seus alunos e muitas vezes os próprios alunos entre si. Um dos pontos fortes do filme é linguagem, neste sentido vale apena destacar algumas cena que envolve alunos e professores com relação a linguagem como: a aluna Khoumba, negra, que é chamada de insolente ao se recusar a atender uma ordem do

Relacionados