Elaboração de uma cartilha de proposta pedaogica para insituição

638 palavras 3 páginas
CARTILHA DE PROPOSTA PEDAGÓGICA
Centro Educacional Léia Fagundes

20 de Setembro de 2013

CAROS PAIS E ALUNOS,
Em mais um início de ano, viemos, por meio deste, informar e atualizar aos que já conhecem nossa metodologia educacional. A etimologia da palavra Educação é do latim Educare, composta por ex (“fora”) e ducere (“guiar, conduzir, liderar”). Ou seja, educar trazia a ideia do “Conduzir para fora”. Outras fontes dizem “Extrair de dentro”. Temos então uma ligação direta da educação com a comunicação, a interpretação da linguagem e a criação de uma. A pedagogia é o estudo dos ideais da educação para sintetizar formas mais eficientes de guiar o processo de aprendizagem. Por isso, acreditamos que o conhecimento, em qualquer nível, é gerado pela total interação do sujeito com o meio, a partir de estruturas em construção no indivíduo.
Os professores geralmente comportam-se de maneira interativa e se colocam no mesmo patamar dos estudantes. Ao contrário da atividade tradicional de valorizar a memorização das “respostas corretas", os professor consideram o conhecimento pré-existente do aluno. Além disso, encoraja-o a buscar de novos desafios. As abordagens dos assuntos não encontram roteiro definido, uma vez que ela pode tomar diversos caminhos de forma que encontramos diferentes formas de soluções para os problemas propostos.
O espaço de aprendizado do aluno proporciona um ambiente onde confrontam-se com problemas relativos à realidade, preparando melhor os estudantes para a vida, de um modo geral. A proposta para que haja essa comunicação direta é além de trazer a sala questões que nos implicam do lado de fora, esta mesma seja organizada em círculo, de forma que possamos todos nos olhar.

Não há divisões em séries e sim em grupos interessados num mesmo projeto, acompanhados por professores de diferentes áreas que ensinariam os alunos a lidar com os problemas levantados para cumprir com êxito a tarefa que escolheram. É

Relacionados