Elaboração de barra de cereal com cupuaçu (theobroma grandiflorum schum) e farinha da castanha de caju (anacardium occidentale l.).

1072 palavras 5 páginas
ELABORAÇÃO DE BARRA DE CEREAL COM CUPUAÇU (THEOBROMA GRANDIFLORUM SCHUM) E FARINHA DA CASTANHA DE CAJU (ANACARDIUM OCCIDENTALE L.). Isabela Pereira Almeida1 Tarcilene de Jesus Rodrigues Ribeiro1 Alessandra Eluan da Silva2 Silvana Neves de Melo2 Sara Oliveira Teixeira3* RESUMO Considerando o crescimento do segmento de barras de cereais, este trabalho teve como objetivos elaborar três formulações de barra de cereal com adição de diferentes concentrações de cupuaçu e farinha de castanha de caju. O produto foi submetido a análises microbiológicas e caracterizações físico-químicas. As análises microbiológicas encontraram-se dentro dos padrões exigidos pela legislação. Os parâmetros físico-químicos analisados nas amostras das barras foram acidez, carboidratos, cinzas, lipídios, proteínas, umidade e valor calórico. Palavras-chaves: Barra de Cereal, Cupuaçu (Theobroma grandiflorum Schum), Castanha de Caju (Anacardium occidentale L.).

1 - INTRODUÇÃO Frequentemente são lançados novos produtos alimentícios no mercado mundial, com características de lanches rápidos, tais como barras de cereais (FREITAS & MORETTI, 2003). O cupuaçu contém vitaminas e minerais que melhoram o funcionamento do intestino e ajuda a manter bons níveis de colesterol (LOPES, 2007). A castanha de caju em sua composição química contém carboidratos, ferro, cálcio e é rica em proteínas e lipídios (SILVA, 1998). Portanto, esse trabalho tem como objetivo elaborar uma barra de cereal com cupuaçu e farinha da castanha de caju, visando fornecer proteínas e fibras para complementação de uma alimentação saudável.

2 - MATERIAL E MÉTODOS O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Alimentos e de Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Para a elaboração do produto barra de cereal, utilizou-se as espécies vegetais conhecidas como cupuaçu (Theobroma grandiflorum Shum) e castanha de caju (Anacardium occidentale L.).
1. Tecnólogas Agroindustriais com Ênfase em Alimentos 2. Professoras do Curso de

Relacionados