Elaborar uma síntese* do texto a noção de liberdade no emílio de rousseau de luiz felipe netto de andrade e silva sahd

1001 palavras 5 páginas
Pedagogia
Centro universitário uniseb coc
Docente: prof: Karen Fernanda bortolot
Aluna: Carla conceição dias de oliveira Atividade avaliativa 1 |
Entrega: 31/02/2012

Historia da educação Com o surgimento de uma nova classe, a dos artesãos e comerciantes, a educação também se modificou, por esse motivo deve ser estudada mais de perto.
Os clérigos passam de homens da Igreja e tornam-se intelectuais.
Mesmo com toda a mudança na educação o ensino da arte cavalheiresca continua o cavaleiro agora com a denominação de Miles.
O papel do clérigo ainda é o de amar as Sagradas Escrituras e o do leigo amar os livros e preparar-se para as profissões liberais.
Os mestres também se modificam, são mestres livres os protagonistas da nova educação, com eles surge um novo tipo de contrato, semelhante àquele que era escrito ao dar as crianças para serem educadas nos conventos, com uma diferença, agora o pai dá as crianças para serem educadas por um mestre livre, mas os paga para que fiquem com seus filhos, para que os mestres livres os ensinem uma profissão mundana. Ou seja, o pai queria que o filho se tornasse um bom comerciante, pois para essa classe social “emergente”, esse era o principal motivo da educação, e mesmo a educação escolástica era voltada para o comércio. Agora a educação tinha um fim comercial, e para isso ensinavam os cálculos e o ábaco, que tinham um valor prático muito maior que o da gramática. Era a aritmética comercial que deveria ser ensinada.
Com a formação escolástica profissional, aos dez anos o menino era capaz de estar no caixa e depois de “algum tempo” d manter os livros contábeis.
Há também o surgimento de novos mestres, que ensinavam em novos tipos de escolas, com eles surgem os monitores, que eram os protagonistas de uma nova forma de ensinar, pois com ele a escola pôde

Relacionados

  • Trabalho coc
    680 palavras | 3 páginas
  • As noções de liberdade segundo rousseau
    385 palavras | 2 páginas