Elabora Uma S Ntese Comparativa Relacionando Os Principais Argumentos A Respeito Da Defini O Do Conceito De Estado Absolutista Por Perry Anderson E De Crise Geral Do S Culo XVII Por Hugh Trevor

Páginas: 2 (375 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
Elabora uma síntese comparativa relacionando os principais argumentos a respeito da definição do conceito de Estado Absolutista por Perry Anderson e de Crise Geral do Século XVII por HughTrevor-Hoper como tendo sido uma crise da sociedade e estado europeu do renascimento.
Os historiadores Perry Anderson e Trevor-Hoper analisam diferentes aspectos do funcionamento da sociedade europeia no séculoXVII que colaboram para a crise da mesma. Crise esta que foi desencadeada por uma grande cadeia de fatos e acontecimentos que somados, vai fazer com a sociedade do velho continente inaugure uma novafase. Uma sociedade que vai se moldar baseada nas relações pré-estabelecidas pelo capitalismo.
Perry Anderson coloca que o absolutismo será o modo pelo qual os reis concentrarão o poder para controlaro Estado e que por esse meio, mas tarde será a decadência deste tipo de administração. Através do direito romano o monarca vai legitimar o estado absolutista. A expressão “direito romano”, porexemplo, vai lembrar a ideia de inspiração do mundo clássico legitimando o período romântico. A ideia de que é necessário um líder para regrar a sociedade, para que esta não se perca no caminho. O direitoromano se dissemina por toda a Europa.
Os reis concentram o poder em suas mãos e promovem uma busca por metais, como ouro e prata. Esses metais eram fundamentais para financiar os constantes conflitosem que eles se envolviam contra outros reinos.
Paralelo a isso, a ascensão da burguesia, que lutava por mais espaço e via seu poder crescer constantemente. Essa burguesia que financia a reconstruçãodas cidades europeias, colocando as cidades como centro dos acontecimentos.
Os monarcas tornam-se autoritários. Os camponeses sofrem com as altas tributações impostas a eles. Estes deviam sustentar aCoroa e o todo o aparato do Estado. A nobreza que viviam com o rei demandava alto número de riqueza, já que esta vivia com o que havia de melhor no reino.
Perry Anderson vai colocar que na verdade o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As linhagens do estado absolutista
  • Perry Anderson O Estado Absolutista No Ocidente
  • 1No S Culo XVII
  • A EUROPA NOS S CULOS XVII E XVIII
  • Os Moralistas Do S Culo XVII Cap
  • Portugal E Brasil No S Culo XVII
  • Linhagens do Estado Absolutista
  • Anderson, perry. linhagens do estado absolutista. capítulo 1 – o estado absolutista no ocidente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!