Elaboração e avaliação de projetos

Páginas: 20 (4849 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Elaboração e avaliação de projetos
Fórum do curso de gestão publica municipal/2012
Carlos augusto silva cunha
Devemos ter a sapiência que o gerente de projetos deve obrigatoriamente que ter habilidades de análise e gerenciamento de riscos, estimativa, planejamento e análise de decisões ter habilidades de apresentação, comunicação e negociação mostrar capacidade de liderança e de desenvolver oespírito de equipe ter boa capacidade de gerenciamento de tempo e triagem e um histórico de decisões acertadas tomadas rapidamente em situações de stress ter boas habilidades de relacionamento interpessoal e mostrar opinião sensata na seleção de pessoal ser objetivo na definição e avaliação do trabalho, assegurando a participação de toda a equipe compartilhar a visão de arquitetura, mas serpragmático no escopo e na implementação de planos e completamente honesto na avaliação dos resultados ter como objetivo agregar valor ao cliente na forma de software que atenda (ou ultrapasse) à expectativas do cidadão cliente.
O Brasil, e consequentemente os estados e municípios corre a passos céleres rumo ao abismo que gestões mal intencionadas o tendem a levar, cabe aos novos gestores lutarincessantemente para que tal fato não se transforme em uma amarga realidade, não nos esqueçamos, um cego guiando o outro ambos fatalmente serão atropelados, quem não tem colírio usa óculos escuros, e em terra de cego quem tem apenas um olho, não se enganem é caolho mesmo, não rei.
Creio não caber ao gestor/gerenciador, investir-se apenas de otimismo e criatividade, senão teríamos que pautarmos em livrosde autoajuda, não em manuais técnicos, o gestor deve tomar suas ações pautado em diagnósticos de situações, viabilidade econômico sociais, e mais do que tudo, saber discernir o que realmente trará benefícios a sociedade.
Voltando ao mundo real, por vezes no calor de uma campanha política, canditados fazem promessas da criação de projetos fora da realidade que os cerca e do que a sociedadeprecisa, não há muito tempo um cidadão tricordiano no auge de sua política demagógica, prometeu a população ribeirinha, fazer uma obra de desvio das águas do rio verde, obra esta que segundo tive conhecimento demandaria milhões de reais, estudos de impacto ambiental, autorização do exercito, já que o canal que o mesmo viu em seus delírios, passaria por terras pertencentes a este ente do governo.
Coisasdo Brasil, será que ele imagina que existe toda uma metodologia, para se dar a partida em um projeto?,Creio que não.
As fases de planejamento e operacionalidade de um projeto é desenvolvida pelo profissional que será seu responsavél tecnico ou seja o gerente de projeto.
 Este profissional não terá a necessidade de participar de todas as atividades diretas do projeto para que se obtenharesultados,o lhe é pedido é que tenha espirito de liderança e conhecimento para gerenciar o progresso da empreitada e através das variáveis por ele analisadas(qualidade, custo, prazo e âmbito) verificar seus desvios,através de metodologias disponiveis, sana-los e  eesta forma, seu objetivo fazer com que as falhas inerentes aos processos sejam minimizadas, e os resultados maximizados.
Se todos osgestores buscassem basear seus projetos nos indicadores que lhes são fornecidos pelos mais diversos órgãos governamentais, certamente grande parte do desperdício em obras que á ninguém serve, não aconteceria.
Em minhas andanças aqui pelo sul de minas e mesmo em outros estados, o que vemos é que palavras, objetivos, métodos, controles, monitoramento, etc. soam como palavrões para gestores ineptosencastelados em cargos herdados, e que por isso se fecham na burocracia retrógada de décadas atrás.
A grande quantidade de ações e variáveis que compõem o planejamento, consecução e monitoramento de um projeto, faz com que o gestor responsável por sua direção, tenha conhecimentos de uma multiplicidade impar, somente assim ele poderá ser o elo de referencia entre seus comandados na empreitada.
Porém...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Elaboração e avaliação de projetos
  • FUNDERGS Elaboracao de projetos e Avaliacao 10 12 13
  • ELABORAÇÃO DE PROJETOS
  • Elaboração de Projetos
  • Elaboração de Projeto
  • Elaboração de projetos
  • Elaboração de Projetos
  • Elaboração de projetos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!