Elaboração do ppra

Páginas: 11 (2725 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Módulo 2

Elaboração do PPRA; Documento Base; Ferramentas para Elaboração; 1º, 2º e 3º Fases de elaboração.

Elaboração do PPRA
Para iniciarmos a elaboração do PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é necessário termos o conhecimento de 3 situações que podem ocorrer, para sabermos como proceder em cada uma delas. A primeira situação: Empresas onde será elaborado pela primeira vezo PPRA. Neste caso é necessário que o responsável pela elaboração tenha total conhecimento e acesso aos procedimentos da empresa, para que o documento seja feito com o máximo de informações necessárias, tendo em vista que , este será a base para os próximos documentos a serem desenvolvidos. A segunda situação: Empresas que já possuem o PPRA porém não foram realizadas as medições dos agentesagressivos já existentes ou de novos agentes inseridos nos procedimentos da empresa e que ainda não foram incluídos no documento. Neste caso o responsável deverá fazer um levantamento para averiguar quais produtos não foram incluídos e refazer o documento com todos os procedimentos completos e suas devidas avaliações qualitativas e quantitativas. A terceira situação: Empresas que possuem PPRA commedições efetuadas. Neste caso o ideal é fazer uma leitura deste programa e com ele como base desenvolver um check list a fim de monitorar se as informações estão corretas, se há alguma mudança a fazer. Caso esteja tudo em ordem, o cronograma de ação deve ser refeito buscando sempre a melhoria contínua.

Documento Base
O PPRA deve ser formalizado através de um documento, denominado “Documento Base” ,onde todos os aspectos estruturais contidos na NR 9 devem estar descritos. É através deste documento que a empresa assume legalmente o compromisso de estudar e controlar os riscos ambientais. A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, deve ser ouvida durante o processo de elaboração e até mesmo antes da finalização do PPRA, sendo que as sugestões devem ser arquivadas junto com adocumentação, ou seja , as atas devem estar anexas ao Documento Base, para que as considerações e avaliações possam usufruir das informações contidas nas atas. O banco de dados acumulado ao longo dos autos retrata os resultados solicitados e alcançados no desenvolvimento geral do PPRA. Todos estes dados permitirão ao responsável pela elaboração do programa uma real dimensão da evolução de todo o processoe das condições de exposição a cada risco ambiental encontrado.

Ferramentas para Elaboração
As ferramentas são técnicas utilizadas para descobrir falhas do processo, bem como para avaliar, definir e propor ações para minimizar e/ou eliminar as falhas encontradas. Para elaboração do PPRA elas são de grande valia, pois nos garante a organização dos dados colhidos e a implantação deprocedimentos coerentes com os processos da organização. Neste curso vamos apresentar algumas ferramentas como sugestão para elaboração do programa, mas o responsável pelo PPRA deverá optar por aquela que melhor lhe apraz. O objetivo do uso destas ferramentas para a elaboração do programa é: • Colher os dados necessários para elaboração do Documento Base; • Identificar os riscos existentes nos processos; •Identificar as causas dos riscos encontrados; • Definir soluções eficazes. Outra ferramenta fundamental nestes processos é a “Estatística”, pois é através dela que fatos outrora não relevantes vão ser colocados a prova de maneira a definir as melhores soluções. A estatística é um suporte necessário para coletar, tabular, analisar e apresentar estes dados.

Ferramentas para Elaboração
Sãodiversas as ferramentas de trabalho para elaboração do PPRA, aqui vamos apresentar 3 delas. 1. Estatística 1.1. Coleta de Dados 1.1.1. Coleta Direta 1.1.2. Coleta Indireta 1.2. Apresentação de Dados 1.3. Análise dos Resultados 2. Check list – Folhas de Verificação 3. Brainstorming

1ª Ferramenta
1- Estatística A estatística é uma importante ferramenta para a elaboração do PPRA, por ser um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Elaboração de ppra
  • Elaboração PPRA
  • Elaboração de um ppra
  • APR NA ELABORAÇÃO DO PPRA
  • Competência para elaboração do PPRA e PCMSO
  • Apr na elaboração do ppra
  • Problemas na hora do levantamento ambiental para elaboração do ppra
  • diretrizes para elaboração e implementação de PPRA em unidade de desparafinação a solvente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!